
Araras registrou neste mês de outubro, um óbito por febre maculosa, a doença do carrapato. A vítima era um homem de 34 anos, que faleceu no último dia 3. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em 2025 já são 28 casos suspeitos da doença notificados na cidade, sendo dois deles positivos.
A febre maculosa é uma doença infecciosa grave causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapatos infectados. “Orientamos a pessoa que frequentou ambientes de mata, floresta, rios, cachoeiras e represas, observar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele e mal-estar. Também é sempre muito importante avisar aos médicos e enfermeiros que fazem o primeiro atendimento, que teve contato com o carrapato”, afirma o médico infectologista da Vigilância em Saúde, Dr. Rodrigo Klein.
Outros sintomas também podem aparecer como náuseas e vômitos, hipotensão, baixa ou nenhuma produção de urina, dor abdominal, diarreia, icterícia, manifestações hemorrágicas, prostração ou alterações respiratórias. “Diante de qualquer sintoma é preciso buscar atendimento médico o mais rápido possível, a evolução da doença é rápida e pode ser fatal”, enfatizou Dr. Rodigo.
Nos últimos cinco anos, Araras registrou mais casos positivos da febre maculosa em 2020, foram cinco no total. Confira abaixo os dados completos.
Febre Maculosa em Araras
2020 - 26 suspeitos notificados, 5 positivos e 2 óbitos
2021 - 20 suspeitos notificados, 2 positivos e 2 óbitos
2022 - 30 suspeitos notificados, 1 positivo e 0 óbitos
2023 - 59 suspeitos notificados, 1 positivo e 0 óbitos
2024 - 27 suspeitos notificados, 1 positivo e 1 óbito
2025 - 28 suspeitos notificados, 2 positivos e 1 óbito
Secom/Prefeitura de Araras