A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (7) o evento “Dia da Pessoa Idosa – Celebrando vidas, honrando histórias”, em comemoração do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com a participação de diversos profissionais.
As atividades reuniram diferentes profissionais. Os capoeiristas Mestre Lau e Maria da Glória abriram o evento com a prática da capoterapia, modalidade terapêutica e pedagógica que usa elementos da capoeira, sem os golpes de luta, para promover a saúde física e mental de idosos e outras pessoas, com foco em movimentos rítmicos, música, instrumentos de percussão e cantigas culturais.
Depois, a gerontóloga Paloma Zanarelli falou sobre hábitos saudáveis e a importância de ter uma alimentação equilibrada e rotina de atividades físicas, buscando o envelhecimento saudável.
O evento ainda contou com a participação da assistente social Marcia Thim, coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que compartilhou sua experiência profissional e reflexões sobre os cuidados com a pessoa idosa. Antes do encerramento com o grupo de samba Partido Nobre, a professora Flávia Sattolo, da Secretaria Municipal de Esportes, ministrou uma aula de dança circular.
Dia do Idoso
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido no Brasil pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, a fim de conscientizar a sociedade sobre os desafios do envelhecimento e para valorizar o papel dos idosos na sociedade. No país, o dia também marca a criação do Estatuto do Idoso, que garante direitos às pessoas com mais de 60 anos.
Secom/Prefeitura de Araras