A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, alerta a população ararense sobre o risco de intoxicação pelo consumo de bebidas alcoólicas produzidas e comercializadas de maneira irregular. Nos últimos dias surgiram em várias cidades do país, casos de pessoas que precisaram de internação, e até que faleceram, após consumirem bebidas destiladas, adulteradas com metanol (CH₃OH), composto altamente tóxico e impróprio para o consumo humano.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 50 notificações relacionadas à intoxicação pela substância, com uma morte confirmada por causa do produto, e outras seis sob investigação. Situação que deixa a Vigilância Sanitária das cidades em alerta e já sob orientação de como proceder e notificar os casos.
“Já recebemos o aviso de que todo caso suspeito de intoxicação exógena na cidade, deve ser imediatamente notificado à Secretaria de Saúde do estado, com informações sobre a bebida consumida, o local em que foi adquirida e se outras pessoas também ingeriram o produto”, explicou José Roberto da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária de Araras.
Ainda segundo ele “independentemente do surgimento destes casos de intoxicação por metanol na cidade, a fiscalização é realizada com frequência em Araras e pode ser intensificada nos próximos dias”. Fica também o alerta aos comerciantes, para que confiram a origem dos produtos adquiridos, e para os consumidores, já que as consequências da ingestão de metanol são graves.
De acordo com o Ministério da Saúde, o metanol é incolor, inflamável, possui cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum, é altamente tóxico e de difícil identificação.
Em caso de suspeita de comercialização de bebidas adulteradas, ligue para o número 181 (Disque Denúncia), para acionar as autoridades responsáveis.
Sintomas de intoxicação por metanol*
INICIAIS
Até 6h após a ingestão:
- sonolência;
- tontura;
- vômito;
- cólica e dor abdominal;
- cefaléia;
- confusão mental;
- taquicardia;
- hipotensão.
Entre 6h e 24h após a ingestão:
- visão turva;
- fotofobia;
- perda de visão das cores;
- convulsões.
GRAVES:
- cegueira irreversível;
- choque;
- pancreatite;
- insuficiência renal;
- coma;
- morte por falência múltipla de órgãos.
* Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem aparecer até 12 horas após a ingestão do metanol.
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Ministério da Saúde