Neste sábado (28), a cidade de Araras irá sediar a 115ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez (CSX), promovido pela Liga Brasileira de Xadrez e apoiado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Esportes; a etapa acontece às 9h20, no Ginásio “Nelson Rüegger”, com a 1ª rodada agendada para às 10h.
Com inscrições encerradas, a etapa será disputada no sistema suíço, (método de emparceiramento que permite um grande número de participantes jogar um número fixo de rodadas, sem eliminação, e sem enfrentar o mesmo oponente mais de uma vez) e com o seguinte ritmo de jogo: com mais de 109 participantes, serão realizadas 7 rodadas de 12 minutos e mais 3 segundos de acréscimo. No caso de menos participantes, serão disputadas 6 rodadas de 17 minutos e mais 3 segundos; enxadristas com DV (Deficiência Visual) terão 10 segundos de acréscimo.
A arbitragem da etapa ararense ficará por conta de Evans Fritsch, Mara Basso, Paulo Basso, Patrícia de Carvalho e Wendel Assis. Já a organização é de Jeferson Estevam e Raphael Andrade.
Premiações
Segundo a cartilha do CSX, haverá as seguintes premiações:
- troféu do 1º ao 5º colocado e medalhas do 6º ao 10º (categoria absoluto);
- troféu do 1º ao 3º colocado (categorias livre feminino, masculino e feminino PCD, sênior, veterano, sub-21, 18, 16, 14, 12, 10 e 8);
- troféu para os campeões dos torneios absoluto, juvenil e mirim
- troféu para os destaques masculino e feminino, e para a maior delegação;
- troféu para o homenageado.
*Todos os participantes irão receber medalhas de participação.
Regras
- Todos os participantes devem levar jogo de peças e relógio;
- A categoria escolhida será a mesma até o fim do torneio;
- As premiações não são cumulativas, exceto a de “destaque da cidade”, PCD e homenageado;
- Pode haver pausa de 30 minutos, após a 3ª rodada (para lanche);
- As premiações serão entregues apenas no Cerimonial de Premiação, previsto para às 15h45.
Secom/Prefeitura de Araras