A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/09/2025 às 15:22
Centro POP: 20 pessoas já deixaram as ruas da cidade em 2025
Instrumento de acolhimento e reintegração, da secretaria de Assistência Social, tem auxiliado pessoas em situação de rua a conseguirem moradia e emprego
Estagiárias de psicologia da FHO auxiliaram nos estudos. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Neste segundo semestre de 2025, mais sete pessoas que viviam em situação de rua em Araras, deixaram para trás a condição de vulnerabilidade, com o apoio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua “Dr. Narciso Gomes”, o Centro POP, instrumento da secretaria de Assistência Social. Esse número é ainda maior quando contabilizado desde o início do ano, somando 20 pessoas que deixaram de viver nas ruas, neste ano, na cidade. Elas tiveram suporte integral para recomeçar uma nova realidade.

“Elas receberam, primeiramente, acolhimento. Em seguida, foram disponibilizados diversos serviços como auxílio na busca por moradia, no processo de reintegração social e no acesso à educação e à oportunidade de emprego”, explicou o coordenador do Centro POP, Sidinei de Pontes. Segundo ele “esse trabalho de resgate é feito em parceria com a Patrulha da Vulnerabilidade, o IDE (Instituto de Difusão Espírita), a Casa 21 e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD)”.

Outra conquista que vem sendo comemorada pelo Centro POP é o fato que de duas dessas pessoas resgatadas das ruas neste ano, receberam apoio direto de um orientador social do Centro POP e de estagiários de psicologia da FHO (Fundação Hermínio Ometto) e foram aprovados no concurso público que garante vagas de emprego na Prefeitura de Araras, abrindo portas para a inclusão profissional e para uma nova etapa de vida. “O trabalho de preparação para o concurso, que incluiu estudo e acompanhamento contínuo, foi um exemplo de como o apoio especializado pode transformar vidas”, disse o coordenador do Centro POP.

 

300 vidas em movimento

O Centro POP também forneceu 300 passagens neste ano para pessoas em situação de rua que são de outras cidades, garantindo mobilidade e acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e emprego. A ação restabelece a autonomia de quem estava marginalizado e sem alternativas.

“A atuação do Centro POP de Araras demonstra que, com um trabalho integrado e humanizado, é possível transformar realidades e oferecer novas perspectivas para os que mais necessitam. Para aqueles que estavam à margem da sociedade, as portas se abrem, mostrando que a reintegração social não é apenas um sonho distante, mas uma possibilidade concreta”, disse a secretária de Assistência Social, Laura Giachetti Botezeli.

 

Secom/Prefeitura de Araras