A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/09/2025 às 17:16
Secretaria da Saúde vacina região rural contra febre amarela
Ação acontece neste sábado (20) do bairro Elihu Root até a Cascata, a partir das 7h30; Araras está próxima do corredor ecológico da febre amarela

 

Neste sábado (20), a Secretaria Municipal da Saúde irá vacinar a população dos bairros rurais da cidade contra a febre amarela. A ação será realizada do bairro Elihu Root até a região da Cascata, a partir das 7h30, com agentes de saúde fazendo busca ativa nas residências.

“Araras está próxima do corredor ecológico da febre amarela e, por esse motivo, o alerta às pessoas que ainda não foram imunizadas, é para que tomem a vacina. Na ação deste sábado, se possível, pedimos ao pessoal que apresente a carteirinha de vacinação”, comentou Tavane Malaguesse, enfermeira-chefe da Vigilância em Saúde de Araras.

 Além da iniciativa do sábado, em Araras, a vacina contra a febre amarela está disponível em todas as salas de vacina município. “O imunizante é de dose única para a vida toda, porém, alertamos as pessoas que gostam de pedalar, caminhar em matas e também os romeiros que irão realizar o Caminho da Fé, em breve, que se atentem ao cartão de vacina para ver se a dose consta normalmente”, completou Tavane.

O horário de funcionamento das salas de vacina de Araras é das 7h30 às 15h30. Já no PSF Francisco Cascelli, no bairro Parque das Árvores, o horário é estendido até às 18h30.

 

O que é o corredor ecológico da febre amarela?

O veterinário o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Anderson Matthiesen, explicou porque Araras está no corredor ecológico do vírus da febre amarela. “Nós estamos numa rota que permite a circulação do vírus e de seus hospedeiros, os macacos, vindos da região de Ribeirão Preto e Araraquara”, disse ele.

Por esse motivo, o CCZ alerta a população ararense, principalmente os que moram na região da Cascata, que caso encontrem macacos-prego, saguis e bugios doentes ou mortos, entrem em contato com o Centro.

“Existe também um aplicativo chamado SISS-Geo; nele é possível cadastrar animais encontrados doentes ou mortos nas matas, enviar fotos, a localização e outras informações, para que o caso seja investigado”, finalizou Matthiesen.

Em caso de dúvidas, ligue para o número 3543-1523, do Centro de Controle de Zoonoses.

 

Secom/Prefeitura de Araras