Mesmo com a queda significativa de casos de dengue nos últimos meses, comum nas épocas mais frias e secas do ano, a Secretaria da Saúde de Araras continua realizando reuniões do Comitê de Combate ao Aedes Aegypt mensalmente. A do mês de setembro aconteceu nesta quarta-feira (17) no Salão Nobre da secretaria, com representantes das secretarias da Administração Municipal. O objetivo é sempre apresentar o cenário atual da doença no município e planejar as próximas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.
“Essas reuniões são necessárias nos momentos de urgência, quando combatemos os focos da dengue em si, e também nos de calmaria, quando definimos ações para diminuir ou anular o próximo ciclo. O combate a dengue deve ser se realizado durante todo o ano, não podemos descuidar. E daqui pra frente, com a proximidade do verão, o cuidado tem que ser ainda maior. Pois é no período de chuvas e calor, que há o maior risco para a dengue, devido às condições mais propícias para a proliferação do mosquito”, comentou Luciana Bianco, coordenadora do Setor de Controle de Endemias.
Dengue em Araras
Segundo o Setor de Controle de Endemias, Araras já registrou um total de 3.885 casos de dengue em 2025 e tem nove óbitos confirmados. O boletim também informa que três pessoas aguardam resultados de exames; no momento, não há óbitos em investigação e nem internações.
As regiões da cidade com mais casos da doença são a Norte (827), Leste (822) e Sul (532). No mês de setembro apenas um caso foi registado até agora, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (16).
“De junho até hoje, registramos 74 casos de dengue, neste período, o mês com mais casos foi o de junho, com 50 confirmações”, disse o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).
Secom/Prefeitura de Araras