A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/09/2025 às 16:38
Plano Municipal pela Primeira Infância disponibiliza formulário para profissionais da área
 Pesquisa on-line, feita com profissionais dos setores público e privado, que trabalham com crianças de 0 a 6 anos, ajudará na construção coletiva do plano

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Educação, está elaborando o Plano Municipal pela Primeira Infância, e para que ele represente de forma fiel a realidade e as necessidades das crianças do município, é preciso a colaboração de profissionais dos setores público e privado, que trabalhem com crianças de zero a seis anos em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e outros.

Esses profissionais podem ajudar preenchendo um formulário on-line disponível no link https://araras.sp.gov.br/pmpi/#tab5 . É importante preencher o primeiro formulário indicado na frase “Se você for PROFISSIONAL participe da pesquisa”. O formulário ficará disponível somente até o dia 30 de setembro.

O Plano Municipal pela Primeira Infância é um instrumento intersetorial de planejamento, elaborado de forma participativa, envolvendo diferentes setores do governo e da sociedade civil, que organiza e orienta as ações do município voltadas ao desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, desenvolvendo diferentes políticas públicas.

“Ele não se restringe apenas à área da educação, ele é um plano abrangente, que engloba tudo o que afeta a vida dessas crianças da primeira infância. Por isso pedimos a participação de diferentes profissionais no preenchimento do formulário. Qualquer pessoa que trabalhe ou conviva com crianças nessa faixa etária pode e deve participar da pesquisa para enriquecer o material que vai compor o nosso Plano”, explicou o secretário de Educação, Bruno Roza.

O Plano Municipal pela Primeira Infância está previsto no Marco Legal da Primeira Infância, que é estabelecido pela Lei nº 13.257, aprovada em 8 de março de 2016, que altera o Estatura da Criança e do Adolescente (ECA).

Secom/Prefeitura de Araras