No último sábado (9), servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes” realizaram panfletagem na Praça Barão de Araras e nas ruas do centro da cidade, em ação da campanha “Não dê esmolas, dê um recomeço”.
Agosto foi instituído pela lei nº 5985, de 2025, como o mês de conscientização sobre o tema. “O intuito é fazer a população saber que o jeito de ajudar as pessoas em situação de rua não é dando esmola, o que acaba por perpetuar o problema. O melhor a se fazer é conhecer os serviços que o município disponibiliza para essa população e ajudar que ela seja encaminhada para eles, garantindo o acolhimento e a orientação correta”, explica a secretária Laura Botezelli.
Centro Pop
Em Araras, o Centro Pop garante às pessoas em situação de rua o acesso a direitos básicos, como: higiene pessoal; alimentação; documentação; encaminhamento médico, quando necessário, e contato com a família, além da doação de roupas e cobertore. Com uma equipe multidisciplinar, o trabalho é articulado com o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e a Patrulha Social da GCM (Guarda Civil Municipal), que aborda pessoas em situação de rua e orienta que busquem o local para atendimento.
Também em parceria com a Prefeitura, o IDE (Instituto de Difusão Espírita) oferece jantar e pernoite, inclusive para aqueles que têm animais de estimação. “Pedimos que a população nos ajude e oriente essas pessoas a procurarem os serviços oferecidos em nossa cidade, dando a oportunidade de um recomeço a elas, longe das ruas”, conclui Laura.
Centro Pop
Avenida Dona Renata, 788, Centro (próximo ao McDonald’s)
Atendimento das 07h às 16h, segunda a sexta-feira
(19) 3547-6672
IDE
Rua Emílio Ferreira, 177, Centro (próximo ao Tiro de Guerra)
Atendimento a partir das 16h, todos os dias
(19) 3541-5215
Secom/Prefeitura de Araras