A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 30/07/2025 às 16:21
Araras recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens
Estreia da companhia Catarsis será no sábado (2), às 16h, no Teatro Estadual; outras duas apresentações acontecem no domingo às 11h e às 16h
Espetáculo "É tudo família!" faz parte da programação. Foto: Cia Catarsis

 

O Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo” recebe no próximo final de semana uma programação gratuita de espetáculos para bebês e público infanto-juvenil, da companhia Catarsis. A Mostra de Teatro Infantil foi contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

A estreia será no sábado, 2 de agosto, às 16h, com o espetáculo “O muro de Sam”. Já no domingo, 3 de agosto, a primeira apresentação será às 11h, com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, encerrando a programação, também no domingo, às 16h, será a vez da peça “É tudo família!”. Os ingressos podem ser reservados pelo site https://site.bileto.sympla.com.br/teatroestadualdeararas/ ou pessoalmente na bilheteria do Teatro.

Após as apresentações de “O muro de Sam” e de “É tudo família!”, a programação irá incluir ainda um bate-papo aberto, na forma de diálogo direto entre artistas e o público, especialmente o infantil. Com duração prevista de 30 minutos, o momento irá possibilitar que até 15 crianças do público, entre cinco e 12 anos, sejam convidadas a subir ao palco para fazer perguntas, compartilhar suas impressões e debater com os artistas.

As apresentações e os bate-papos de ambos os espetáculos contarão ainda com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a presença de um profissional que auxiliará pessoas com deficiência.

Confira mais informações sobre cada apresentação.

 

Brun Blaà

Destinado a bebês, “Brun Blaà” propõe ao público um convite à exploração da trajetória de seus personagens em suas descobertas pela vida, pela tomada de consciência de si e dos outros, e pela percepção das diferenças. O mundo se amplia. Os limites se expandem. E nessa estimulante jornada, as escolhas são inevitáveis. Tudo isso numa experiência delicada e interativa, que passa pelo contato com elementos naturais, encontros e busca de pertencimento.

Também como parte do programa do espetáculo, a Catarsis irá promover um momento chamado “Por trás da criação”, destinado aos adultos, principalmente profissionais de Educação, como forma de bate-papo sobre o impacto das experiências artísticas no desenvolvimento dos bebês. Por conta da limitação de público, a atividade deverá ser previamente reservada pelos interessados e terá, em média, 45 minutos de duração.

 

O muro de Sam

Já “O muro de Sam” traz a história de Samuel, que acaba de descobrir que o Presidente dos Estados Unidos irá construir um muro na fronteira com o México para barrar a entrada de imigrantes no país. Samuel então decide compartilhar com sua melhor amiga, Maria Angélica, o desejo em construir também ele um muro em seu quarto, separando-o de seu irmão. Paralelamente ao desejo de Samuel existe o drama da escola onde as crianças estudam, que será demolida para a construção de um shopping. 

A peça é inspirada no livro “Querido Senhor Presidente”, escrito por Sophie Siers e ilustrado por Anne Villeneuve. Além de aclamado pelo público, o espetáculo traz ainda uma série de premiações, como o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Direção em 2022; diversas categorias do Troféu-Caneca “Pecinha é a Vovozinha”, do crítico Dib Carneiro Neto; além da indicação na categoria Arte para Crianças do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

 

É tudo família!

Ambientado numa tradicional sala de aula, com sua emblemática lousa e cadeiras de estudantes, o espetáculo traz o desafio proposto a Davi, Lucas, Lucinha e Júlia, crianças de nove anos que devem responder, de modo rápido e objetivo, à pergunta “O que é família?”. Diante das realidades familiares de cada uma delas, as crianças não sabem de onde partir, se tomando como parâmetro os laços de sangue, quem mora na mesma casa, pessoas que se gostam, a existência de uma relação pai-mãe-filhos ou, por fim, com um olhar desprovido de preconceitos e julgamentos, se tudo isso é família.

A peça é baseada no livro homônimo da escritora alemã Alexandra Maxeiner e também traz uma série de prêmios, como melhor espetáculo de texto adaptado pela APCA, melhor espetáculo infantil e melhor texto adaptado pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil, além da indicação ao Prêmio Aplauso Brasil.

 

Secom/Prefeitura de Araras