A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/07/2025 às 14:01
Araras mantém índice satisfatório de infestação de Aedes aegypti
3ª ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2025 foi realizada na primeira quinzena de julho; 1.803 imóveis foram vistoriados pelos agentes de endemias
A última ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2025 será realizada o mês de outubro. Créditos: Arquivo-Secom/PMA

 

A 3ª ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2025 registrou que Araras se manteve no nível satisfatório, com pontuação 0,20, para análise do Índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas, pela quantidade de total vistoriada.

“O resultado demonstra a eficácia das ações preventivas realizadas na cidade, mas também reforça a necessidade da continuidade da colaboração da população no combate aos criadouros dentro dos domicílios”, explicou a coordenadora do Setor de Controle de Endemias, Luciana Bianco.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, durante a primeira quinzena de julho, agentes de endemias vistoriaram 1.803 domicílios em diferentes bairros do munícipio, com o objetivo de coletar amostras de larvas e identificar possíveis focos de proliferação do vetor.

“A ação resultou na coleta de cinco amostras positivas de larvas nos seguintes bairros: Jardim Copacabana, Jardim Narciso Gomes, Jardim José Ometto II, Jardim Myrian e Jardim Fátima”, acrescentou Luciana.

 

Quando é realizada a ADL?

A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) é realizada trimestralmente e serve como base para orientar estratégias de combate ao mosquito, bem como alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor. A última avaliação de 2025 acontece em outubro.

 “Orientamos que os moradores realizem a vistoria semanal em seus quintais, pois os criadouros encontrados geralmente são objetos do cotidiano, comumente presentes nos quintais durante as inspeções. A equipe de endemias segue atenta e ativa, com o compromisso de proteger a saúde pública e manter os índices de infestação sob controle”, completou a coordenadora.

A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9 envolvem estado de alerta; e acima de 3,9 de risco.

 

Dengue em Araras

Segundo o último balanço do Setor de Controle de Endemias, Araras tem 3.743 casos positivos de dengue, com nove óbitos e 38 pessoas aguardando resultados de exames; julho foi mês com menos casos da doença, apenas cinco registros, no momento.

Além da dengue, o Aedes também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-5840 (Setor de Controle de Endemias).

 

Secom/Prefeitura de Araras