A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue realizando ações de conscientização e combate à dengue em nossa cidade. Nesta segunda-feira (26), a coordenadora do Setor de Controle de Endemias de Araras, Camila Schneider, ministrou uma palestra aos alunos do ensino médio da Etec (Escola Técnica Estadual) “Prefeito Alberto Feres”, que frequentam o polo da Fatec "Antônio Brambila", para falar sobre o histórico da doença no Brasil, os sintomas e a vacinação. Na próxima quarta-feira (28), a iniciativa acontece na própria Etec “Prefeito Alberto Feres”, às 19h30.
Também nesta segunda-feira (26), os agentes de Endemias estiveram no Cemitério Municipal para aplicar larvicida em vasos e recipientes que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O larvicida é um inseticida que combate as larvas dos mosquitos, impedindo que se tornem mosquitos adultos. Com menos mosquitos em circulação, menor a disseminação da doença”, explica Luciana Bianco, coordenadora do Setor de Controle de Endemias.
Os servidores também aproveitaram para eliminar a água parada de algumas embalagens. Confira a orientação para evitar criadouros do Aedes aegypti:
Evite embalagens plásticas:
As embalagens plásticas podem acumular água e, consequentemente, se tornar um local propício para a reprodução do mosquito.
Remova pratos de vasos:
Os pratos de vasos de plantas podem acumular água, criando um ambiente ideal para o mosquito se desenvolver.
Evite objetos que acumulem água:
Evite deixar garrafas, latas ou outros objetos que possam acumular água, pois ele também podem ser criadouros do mosquito.
Utilize flores artificiais ou vasos com furos:
Flores artificiais ou vasos com furos são uma alternativa para evitar o acúmulo de água.
Dengue em Araras
Segundo o último boletim epidemiológico da dengue, Araras tem 3.128 casos confirmados da doença e 91 pessoas ainda aguardam resultados dos exames. Até o momento são oito óbitos registrados, sete estão em investigação e três pacientes estão internados.
Secom/Prefeitura de Araras