Aconteceu no último sábado (24), no Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” o evento Bioblitz: BioFuturo na Cidade, promovido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
O projeto BioFuturo na Cidade propõe uma pesquisa-ação para gerar mudanças e conhecimentos sobre a biodiversidade das áreas verdes urbanas. Participaram da atividade alunos e professores da UFSCar Araras, além de estudantes da Emef “Prof. Joel Job Fachini” e da Etec “Prefeito Alberto Feres”. “Foi um momento de aprendizado e troca entre a sociedade, os alunos e os pesquisadores”, disse Raquel Metzner, secretária da pasta.
Separados em diferentes grupos, os participantes puderam explorar as árvores e epífitas - plantas que vivem sobre outras plantas -, mamíferos, aves, polinizadores, formigas e fungos. Cada descoberta foi inserida na plataforma iNaturalist, que recebe registros de todo o mundo com o objetivo de construir e mapear a biodiversidade global, compartilhando as observações.
Secom/Prefeitura de Araras