A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório do primeiro trimestre do Centro Pop “Dr. Narciso Gomes”. O trabalho desenvolvido pelo local, em parceria com o IDE (Instituto de Difusão Espírita), conseguiu retirar dez pessoas que estavam em situação de rua desta condição. “Alguns voltaram para o convívio familiar, outros conseguiram trabalho formal e, com seus proventos, alugaram um espaço para morar”, afirma Bianca Barbosa do Vale, coordenadora da Proteção Social Especial.
Um levantamento da pasta, iniciado em janeiro de 2025, mostra que Araras tem 128 pessoas em situação de rua, sendo 85 da própria cidade e 43 de outras localidades. Deste montante, 120 são homens e oito são mulheres. A maior parte tem entre 20 e 30 anos. "As principais causas para uma pessoa chegar nesta situação são o uso abusivo de substâncias psicoativas, rompimento de vínculo familiar, desemprego e falta de moradia”, explica Bianca.
"Por isso, conseguir que a pessoa em situação de rua retorne ao convívio familiar e social é uma tarefa bastante complexa uma vez que envolve o desejo de cada indivíduo, rede de apoio familiar, bem como um conjunto de políticas públicas que englobam desde o tratamento para sua dependência química até acesso a habitação", completa.
Centro Pop
Entre as políticas públicas para a população em situação de rua, está o Centro Pop, que garante acesso a direitos básicos como higiene pessoal, alimentação e documentação. Os servidores também auxiliam no processo de reinserção social, convívio familiar e retorno ao mercado de trabalho. “Entre as atividades estão rodas de conversa, discussão de filmes no Cine Pop e atendimento individualizado”, detalha Bianca.
Para as pessoas que não são do município ou que estão em trânsito, o Centro Pop oferece passagem aos “trecheiros” que utilizam o local temporariamente.
Já no acompanhamento técnico com o assistente social é desenvolvido em conjunto com o próprio usuário: o PIA (Plano Individual de Acompanhamento). Este instrumental norteia as ações e metas que serão desenvolvidas com aquela pessoa.
Equipe multidisciplinar
O trabalho do Centro Pop é articulado com outros serviços da Prefeitura, como o CAPS AD, quando é preciso trabalhar o uso abusivo de substâncias psicoativas; e a Patrulha Social da GCM (Guarda Civil Municipal) que tem a finalidade de abordar as pessoas em situação de rua que não conhecem ou não acessam o Centro.
Centro POP
Avenida Dona Renata, 788, Centro – próximo ao McDonald’s
Atendimento das 07h às 16h
(19) 3547-6672
IDE
Rua Emílio Ferreira, 177, Centro – próximo ao Tiro de Guerra
(19) 3541-5215
Secom/Prefeitura de Araras