A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/02/2025 às 15:31
Carnaval: turistas devem estar em dia com vacina da febre amarela
Disponível gratuitamente nas salas de vacina do município, imunização deve ser tomada 10 dias antes da viagem
De junho de 2024 até o momento foram confirmados 13 casos de febre amarela no Brasil, sendo 11 em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Tocantins. Destes, 8 casos evoluíram para óbito, todos em São Paulo. Créditos: Carolina Carettin/Secom-PMA

 

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população sobre a necessidade de vacinação contra a febre amarela para pessoas que irão viajar no feriado prologando de carnaval e que não estão em dia com o esquema vacinal. De acordo com a pasta, a imunização deve acontecer pelo menos 10 dias antes da viagem para ter o efeito esperado.

“Pedimos ao viajante que procure a sala de vacina mais próxima de sua residência caso não esteja com a vacina da febre amarela em dia. Ela é exigida para a entrada em alguns países e também deve ser tomada por quem for visitar qualquer lugar do Brasil, principalmente se o destino incluir regiões rurais e de mata”, explicou a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Jéssica Perissato Pinheiro.

A preocupação não é com a transmissão urbana da doença, já que os últimos casos no Brasil foram registrados em 1942, mas sim, com a transmissão silvestre, quando mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus.

No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos, como o mosquito Aedes aegypti, quando infectado. Ou seja, o mesmo transmissor da dengue, zika e chikungunya. Já no ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes. Neste ciclo, os primatas não humanos, como os macacos, são considerados os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, além de serem vítimas da doença, assim como o ser humano, que, nesse ciclo, apresenta-se como hospedeiro acidental.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.

 

Febre Amarela em 2025

Cidades do estado de São Paulo concentram a maior parte dos casos de febre amarela em 2025. Por isso, o Ministério da Saúde ampliou o envio de doses do imunizante para o governo estadual, que já recebeu 2 milhões de doses até o início de fevereiro, sendo 800 mil extras.

De junho de 2024 até o momento foram confirmados 13 casos, sendo 11 em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Tocantins. Destes, 8 casos evoluíram para óbito, todos em São Paulo.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não vacinada. Para idosos de 60 anos ou mais a vacinação depende de indicação médica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Secretaria de Saúde).

 

SALAS DE VACINA

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30:

– CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes – Av. Washington Luís, 545, Centro (ao lado da APAE) – 3542-9909.

– ESF Dr. Edmundo Ulson – R. Ângelo Francato, 393, Parque Tiradentes – 3544-5232.

– PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – 3544-4280.

– UBS Dr. Antônio Simões Pontes – Av. João Rossi, 1051, Jd. Aeroporto – 3547-3195.

 

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h:

– UBS Antônio Carlos Fabricio – Av. Lourenço Batistela, s/n, Jardim José Ometto I – 3544-3569.

– UBS Oswaldo Salvador Devitte – Av. Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes – 3544-4974.

– ESF Francisco Cascelli – Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n, Pq. Das Árvores – 3544-5424.

 

Secom/Prefeitura de Araras

Com informações do Ministério da Saúde