A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/02/2025 às 15:43
Prefeitura inicia nebulização veicular contra a dengue no José Ometto I
Ação continua nesta quarta (12) e quinta-feira (13), a partir das 18 horas
A aplicação precisa ser realizada no final do dia por conta da inversão térmica que acontece nesse horário. Foto: Danilo Lima/Secom

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta terça-feira (11) a nebulização veicular contra o mosquito Aedes aegypti no José Ometto I, por conta dos casos positivos registrados na região. O serviço continua na quarta (12) e quinta-feira (13), sempre a partir das 18 horas, e conta com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

O inseticida mata somente os pernilongos alados e, por isso, a ajuda da população é imprescindível. “Durante o dia, o carro de som passa com as instruções aos moradores. É essencial que eles colaborem, fazendo a limpeza dos quintais e acabando com os criadouros. Assim, os munícipes acabam com as larvas do mosquito e a gente mata o mosquito adulto com a nebulização”, afirma Paulo Rafael Moreira, do Setor do Controle de Endemias.

O inseticida será dissipado duas vezes em cada rua do bairro, uma em cada sentido, a afim de matar o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela.

A aplicação precisa ser realizada no final do dia por conta da inversão térmica que acontece nesse horário e permite maior eficácia do inseticida. O produto fica por aproximadamente 30 minutos no ar, dependendo do clima no momento da aplicação.

Atente-se aos cuidados a serem tomados antes e durante a nebulização:

• Retire os veículos das ruas, deixando a passagem livre para as equipes;

• Mantenha as portas, janelas e cortinas abertas;

• Não deixe alimentos expostos;

• Cubra gaiolas e viveiros de aves;

• Deixe os animais, como gatos e cachorros, protegidos dentro de casa;

• Pessoas alérgicas, doentes e acamadas devem estar em locais fechados durante a aplicação.

 

92 casos na última semana

Segundo dados do boletim do Setor de Combate a Endemias, a cidade registrou 92 novos casos de dengue na última semana epidemiológica, somando 299 desde o início do ano. Mais 53 pessoas aguardam resultado do exame.

Procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência caso tenha algum desses sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, mal-estar, dor nas articulações ou febre alta.

 

O produto fica por aproximadamente 30 minutos no ar, dependendo do clima no momento da aplicação. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Secom/Prefeitura de Araras