A Secretaria da Saúde realiza nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro – sempre a partir das 18 horas – a nebulização contra o mosquito Aedes aegypti no bairro José Ometto I. Em cada dia de aplicação, o inseticida será dissipado duas vezes em cada rua do bairro, uma em cada sentido, a afim de matar o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela.
A aplicação precisa ser realizada no final do dia por conta da inversão térmica que acontece nesse horário e permite maior eficácia do inseticida. O produto fica por aproximadamente 30 minutos no ar, dependendo do clima no momento da aplicação.
Antes da nebulização, um carro de som fará o aviso aos moradores do bairro, indicando os cuidados a serem tomados. São eles:
• Retire os veículos das ruas, deixando a passagem livre para as equipes;
• Mantenha as portas, janelas e cortinas abertas;
• Não deixe alimentos expostos;
• Cubra gaiolas e viveiros de aves;
• Deixe os animais, como gatos e cachorros, protegidos dentro de casa;
• Pessoas alérgicas, doentes e acamadas devem estar em locais fechados durante a aplicação.
Mutirão de limpeza e vistorias
Os agentes de Endemias realizaram no último sábado (08), um mutirão de limpeza e vistorias no mesmo bairro a fim de eliminar criadouros do mosquito dentro das residências. A nebulização vai finalizar o trabalho do Controle de Endemias no bairro José Ometto I, que fica região leste leste da cidade, uma das que mais tinha casos registrados no último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, no dia 4 de fevereiro.
Nesta terça-feira (11) um novo boletim com os números da dengue na cidade será divulgado. Neste ano a doença já fez uma vítima fatal em Araras.
Secom/Prefeitura de Araras