A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/02/2025 às 15:58
Produtores rurais precisam validar cadastro ambiental
Atendimento acontece, por agendamento, na Casa da Agricultura; além do CAR, Departamento de Agricultura oferece endereço rural digital da propriedade e mudas de árvores para as APPs
Araras possui 1.186 cadastros ativos, sendo que, 413 cadastros já foram validados pelos proprietários e, destes, 143 possuem passivos ambientais

 

Em apoio ao produtor rural na regularização ambiental das suas propriedades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, por meio do Departamento de Agricultura, reforça a importância de validar os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O atendimento ocorre mediante agendamento na Casa da Agricultura, localizada na Rua Emilio Ferreira, nº. 70, no Centro, também pelo e-mail agricultura@araras.sp.gov.br ou pelo telefone 3541-2558. A validação dos dados cadastrados e a análise do cadastro de acordo com a legislação ambiental vigente, são realizadas pela plataforma www.car.agricultura.sp.gov.br.

Segundo a pasta, além do CAR, o Departamento de Agricultura fornece ao produtor o endereço rural digital da propriedade, cuja ação faz parte do Programa Rotas Rurais do Governo do Estado de São Paulo.

 

Araras tem 1.186 cadastros ativos

De acordo com o boletim informativo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (S.A.A), que é responsável pela gestão do CAR, Araras possui 1.186 cadastros ativos, sendo que, 413 cadastros já foram validados pelos proprietários e, destes, 143 possuem passivos ambientais.

 “A condição irregular é obstáculo para transações financeiras e documentação cartorária. O cadastro foi a primeira ação no processo de regularização ambiental, neste momento, com o resultado da análise pelo Estado, o proprietário deve acessar a plataforma e verificar se está de acordo com a condição de conformidade ambiental ou de passivo ambiental. É sempre necessário que o produtor rural faça a gestão das questões ambientais da sua propriedade”, explicou Fabiana Guirardini, técnica agrícola do Departamento de Agricultura.

Com o cadastro validado ele passa, efetivamente, para o Módulo de Regularização Ambiental – MRA, prevendo a inserção de dados de manejo das áreas de reserva legal, as atividades de baixo impacto em APP, a inserção de compromissos anteriores, a elaboração do Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – PRADA e,  após a aprovação do PRADA, a assinatura do termo de compromisso, quando começa a contar o prazo para recomposição das áreas degradadas”, completou a técnica agrícola.

Para as propriedades que necessitam do MRA, o Departamento está doando mudas de árvores para a recomposição das Áreas de Preservação Permanente, já que estas áreas de maior fragilidade terão prioridade nos projetos de recomposição.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-2558 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).

        

Secom/Prefeitura de Araras