Publicado em: 22/04/2024 às 16:09
Sistema Sesi de Ensino: aulas de robótica já atenderam mais de 500 alunos da rede municipal
Parceria com a Secretaria de Educação foi iniciada em 2022; de forma gratuita, 125 estudantes participam das aulas, em três escolas

Fruto da parceria da Secretaria de Educação com o Sesi, as aulas de robótica já atenderam mais de 500 alunos da rede municipal gratuitamente, desde de 2022. Atualmente, a disciplina conta com a participação de 125 estudantes, divididos em cinco turmas e em três unidades escolares: EMEF. "Prof. Leonaldo Zornoff" (Jardim Alvorada), Emef “Prof. Júlio Ridolfo” (Jardim São Luiz) e Emef Thereza Colette Ometto (Jardim Nossa Senhora Aparecida).

Ao todo, são desenvolvidas 40 horas de aula para alunos de 8 a 11 anos (kids) e para alunos de 12 a 15 anos (teens). O curso acontece no contraturno do período escolar. “Antes de 2022, somente os alunos do Sesi tinham a possiblidade de estudar robótica nas salas de aula. Com a parceria, essa realidade foi ampliada aos estudantes da rede municipal. No 1º ano da iniciativa, 230 participaram. Já em 2023, ultrapassamos o número de 500 estudantes. Inicialmente, os alunos utilizavam a estrutura do Sesi para as aulas. Agora, os ensinamentos são repassados nas próprias unidades municipais. Ao todo são 15 aulas, com uma média de 1h30 por aula, semanalmente. O curso de robótica tem aproximadamente quatro meses”, explicou Antônio Marcos Maneo, professor de robótica do Sesi.

De acordo com a secretária Municipal, Heleine Villas Bôas, essa é mais uma oportunidade dos alunos da rede agregarem conhecimento. “As aulas de robótica são algo a mais que a Secretaria promove, assim como a Cultura Maker e o FabLab. Quem ganha com essas oportunidades são os nossos alunos”, disse a secretária.

Outras informações sobre as aulas de robótica e a parceria da Secretaria de Educação com o Sesi podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200/3543-8201.