Publicado em: 18/04/2024 às 14:53
Clube do Livro: 3ª e 4ª partes de “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski, serão discutidas no próximo dia 27
Encontro online acontece às 17h, pela plataforma Google Meet

No próximo dia 27 (sábado), a 3ª e 4ª partes do romance “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, serão discutidas no Clube do Livro de Araras deste mês de abril. Abordando as temáticas do crime e terror psicológico, o encontro online acontece às 17h, pela plataforma Google Meet. Inscrições aqui.

Resumo do Livro

Publicado inicialmente em 12 edições pela Revista Literária O Mensageiro Russo, em 1866, “Crime e Castigo” é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski.

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Sobre o Autor

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor e jornalista russo. Formado em engenharia, trabalhou sempre como escritor, produzindo textos jornalísticos, romances, contos e novelas. Seus textos destacam questões filosóficas e psicológicas, abordando temas como a culpa, a natureza humana, a pobreza, o racionalismo, a sociedade, as desigualdades, a humanidade e a existência humana. A obra de Dostoiévski influenciou o campo literário desde o século XIX, mas também inúmeras áreas do conhecimento, como a Filosofia e a Psicologia, além de importantes pensadores do mundo como os filósofos Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre, bem como o psicanalista Sigmund Freud.

Sobre o Clube

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca Municipal).