Publicado em: 12/04/2024 às 16:41
Prevenção e conscientização sobre a tuberculose se intensificam em abril
Araras já registra 18 casos da doença em 2024

O Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal da Saúde, intensificam a prevenção e conscientização sobre a tuberculose neste mês. “De 15 a 30 de abril vamos reforçar a divulgação, mas, durante todo o ano, os postos de saúde fazem o acolhimento e exames de tuberculose à livre demanda, além da busca ativa em populações mais vulneráveis e institucionalizadas assistidas pela Prefeitura de Araras, como o Centro Pop e residências terapêuticas”, explica Letícia Porto, enfermeira do SAE/CTA.

A doença, muitas vezes, é confundida com outras que também atingem o sistema respiratório. Os principais sintomas são tosse por mais de duas a três semanas, falta de ar, fraqueza, emagrecimento e febre baixa no período da tarde ou noite com suor. “Em 2022 foram registrados 41 casos da doença em nossa cidade; ano passado, foram 50, e, em 2024, são 18 casos até o momento”, afirma Letícia.

Transmissão e tratamento

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo, causada pelo Bacilo de Koch, e é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar quando o doente fala, tosse ou espirra. O tratamento está disponível gratuitamente no SUS e deve ser feito durante seis meses, sem interrupções, para obter a cura.

Além dos exames para detectar a doença, o SUS também oferta a vacina BCG para proteger crianças das formas mais graves e disponibiliza tratamento preventivo para pessoas com maior risco de adoecimento.

Se você tiver algum dos sintomas acima, procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-2064 (SAE/CTA).

Com informações do Ministério da Saúde