Publicado em: 20/12/2023 às 11:51
Araras conquista o 35° lugar no ranking ambiental do Município VerdeAzul
Entrega da premiação aconteceu na última terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes

Uma ótima notícia para o Meio Ambiente de Araras! Na última terça-feira (19), a cidade conquistou a 35ª posição (grupo 4, para municípios entre 100 e 500 mil habitantes) no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul. A entrega da premiação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

"É um excelente resultado a Qualificação II e representa uma vitória muito grande para nós da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, bem como um trabalho coletivo desenvolvido com diversas áreas da prefeitura. Os desafios vão sendo superados a cada ano, nossa meta é consolidar as políticas públicas voltadas as questões ambientais e a certificação no Município VerdeAzul", comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Com o resultado, Araras garantiu a Qualificação I do Programa. “Esse foi o melhor posicionamento do município após a alteração no método de avaliação ocorrido no final de 2022”, completou Bergamin.´

Na entrega das premiações do VerdeAzul representaram Araras Wagner Leveghim (chefe da Coordenadoria de Meio Ambiente) e Haroldo Mazon (técnico ambiental).

Sobre o Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Outras informações sobre o desempenho ararense no VerdeAzul podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).

Haroldo Mazon (técnico ambiental) e  Wagner Leveghim (chefe da Coordenadoria de Meio Ambiente)