Neste domingo (12), a Praça Barão de Araras recebe o Circuito Sesc de Artes 2023, com as seguintes atrações culturais disponíveis gratuitamente, a partir das 16h:
- ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS: Grafismos Indígenas (Centro de Convivência Indígena) – São Paulo/SP. Sinopse: formado por estudantes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em Sorocaba/SP, o CCI (Centro de Convivência Indígena) promove uma experiência sobre o significado dos grafismos pelos povos Tukano, Kambeba, Sataré Mawé e Wauja. Símbolos de proteção ou resistência, por exemplo, são aplicados com tinta natural de urucum.
- CINEMA: Cine Película (Cine 16) – São Paulo/SP. Sinopse: da descoberta da câmara escura aos projetores, a vivência conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. Na atividade, o público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o flipbook e zootrópio, invenções do século XIX que permitiram obter efeitos de imagens e movimento.
- CIRCO: Móbile (Companhia de Circo Delírio) – São Paulo/SP. Sinopse: o espetáculo comemora os 20 anos da Companhia Circo Delírio. Em cena, transformações constantes levam a circunstâncias que mesclam as linguagens do circo contemporâneo, a comicidade e o teatro físico. Inspiradas pelo tema da mobilidade humana, as situações têm o cinema mudo como a referência estética.
- CIRCO: Oficina – Parque do Circo (Companhia de Circo Delírio) – São Paulo/SP. Sinopse: destinada a crianças, jovens e adultos, a atividade propõe brincadeiras baseadas em diferentes técnicas circenses para desafiar tanto o corpo quanto a mente. Com a ajuda dos monitores, os participantes percorrem um circuito com atividades temáticas como malabares, pontaria, equilíbrio e jogos coletivos.
- DANÇA: Cordas do Coração (Ballet Stagium) – São Paulo/SP. Sinopse: fundada por Décio Otero e Marika Gidali, uma das mais tradicionais companhias de dança de São Paulo apresenta um espetáculo que investiga as raízes brasileiras sem se ater a rótulos ou modismos. A partir da metáfora do coração como um instrumento de cordas, a trilha sonora combina temas de Johann Sebastian Bach e música caipira.
- LITERATURA: Literaturas de Lá e de Cá (Companhia Oya ô) – São Paulo/SP. Sinopse: as artistas e contadoras de histórias Denise Aires, Ana Moraes e Karen Santos, de Osasco/SP, promovem uma mediação de leitura que busca aproximar o público da diversidade presente nas culturas africanas, afro-brasileira e diaspórica; Todas as narrativas escolhidas – como “Amoras”, de Emicida e Aldo Fabrini – têm protagonistas negros.
- MÚSICA: DJ Meu Caro Vinho (Ivisson Cardoso) – Salvador/BA. Sinopse: baiano de Salvador/BA, o DJ, crítico musical e pesquisador Ivisson Cardoso adota o apelido de Meu Caro Vinho para discotecar. Sua seleção inclui clássicos da música preta mundial dos anos 1980 e 1990, boogies menos conhecidos da década de 1970 e canções dançantes que são a marca registrada de se estado.
O Circuito Sesc de Artes é promovido pelo Sesc/SP, com supervisão da unidade de Piracicaba e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações sobre a programação do Circuito em Araras podem ser obtidas pelo e-mail: www.circuito.sescsp.org.br ou pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Sesc/SP - www.circuito.sescsp.org.br