Publicado em: 11/08/2023 às 14:30
Araras é a terceira cidade mais sustentável e inovadora do Brasil
Relatório divulgado pela consultoria Bright Cities aponta Araras à frente de importantes cidades Bragança Paulista, Atibaia, São José do Rio Preto, Americana e Campinas
Araras é a 3ª cidade mais sustentável e inovadora do Brasil, de acordo com a Bright Cities

O ararense pode voltar a se orgulhar do município em que vive, pois, Araras está de volta como destaque no cenário nacional. De acordo com o relatório divulgado pela consultoria Bright Cities de Ranking Cidades Sustentáveis (RCI), Araras está entre as três cidades mais sustentáveis e inovadoras do Brasil. O levantamento é embasado em 40 indicadores divididos em cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos.

Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes avaliadas pelo estudo, Araras está atrás apenas de Barueri (1º) e São Caetano do Sul (2º), que ficam na região metropolitana de São Paulo. Está à frente de importantes cidades como: Bragança Paulista (4ª), Atibaia (5ª), São José do Rio Preto (6ª), Americana (7ª), Florianópolis (8ª), Londrina (9ª) e Campinas (10ª).

A Bright Cities é uma plataforma virtual que avalia as cidades e faz apontamentos com a finalidade de torná-las mais eficientes e sustentáveis. Para ranquear as cidades, a consultoria considerou a norma técnica global NBR ISO 37120 de 2021, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando a economia, educação, energia, meio ambiente, governança, finanças, saúde, esportes e lazer, transportes, telecomunicações e inovação e planejamento urbano, além da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.

Os pilares temáticos do estudo

Prosperiade: economia, inovação, infraestrutura e condições sociais;
Gestão: avaliam fatores que impactam a qualidade da gestão municipal, finanças públicas e gênero na política;
Bem-estar: educação; esporte e cultura; saúde; agricultura local/urbana e segurança alimentar; meio ambiente e mudanças climáticas;
Segurança: número de mortes relacionadas a incêndios, desastres naturais, acidentes industriais e mortes no trânsito;
Infraestrutura e serviços básicos: foi observada a quantidade de pessoas com acesso à coleta de lixo, saneamento básico e esgoto.

As 10 primeiras cidades do ranking estão localizadas na região sul e sudeste, sendo oito em São Paulo, uma em Santa Catarina e uma no Paraná.

1º Barueri (SP)
2º São Caetano do Sul (SP)
3º Araras (SP)
4º Bragança Paulista (SP)