Publicado em: 29/03/2023 às 15:34
Dengue: Araras está em estado de alerta, segundo Avaliação de Densidade Larvária
Com 1.799 imóveis visitados em janeiro, índice obtido foi de 1,4, conforme o Programa Nacional de Controle da Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, informa que Araras está em estado alerta para a dengue, segundo a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que tem por objetivo acompanhar os níveis de infestação das várias áreas do município e identificar os recipientes existentes, pesquisados e positivos.

Em janeiro (1ª avaliação do ano), 1.799 imóveis foram visitados e o índice larvário obtido foi de 1,4, considerado de alerta, conforme a classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Na ocasião, foram coletadas 28 amostras larvárias, com 25 delas sendo de larvas do Aedes aegypti.

“Os criadouros dessas residências onde foram encontradas as larvas foram eliminados no ato da visita. Portanto, diante desse cenário, tanto nossa equipe quanto toda população deve redobrar a atenção na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito”, comentou Priscila Gonzaga Viola, coordenadora de Endemias e Zoonoses.

Segundo o Setor de Endemias, no mês de abril será realizada uma nova Avaliação de Densidade Larvária na cidade.

ADL – classificação

A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte a parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9, envolvem estado de alerta; e acima de 3,9, de risco.

Índices larvários em 2022:

•        Janeiro/2022 – 1,2

•        Abril/2022 – 0,5