Publicado em: 23/03/2023 às 14:36
Emef Profª Adalgisa Franzini é a primeira a aderir ao projeto Adote um Amigo
Cinco cães do Canil Municipal foram adotados e agora fazem parte da rotina da escola

A Emef Professora Adalgisa Perin Balestro Franzini foi a primeira a aderir ao Projeto Adote um Amigo, com o acolhimento de cinco cães, três machos e duas fêmeas. O Decreto Municipal nº 7.034, de 02 de junho de 2022, autoriza que escolas e entidades da cidade adotem animais resgatados pelo Canil Municipal.

“O objetivo é desenvolver a educação ambiental, melhorar o engajamento escolar e trazer essa proximidade com os animais para dentro da escola”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Os animais são vacinados, microchipados e o Canil fornece a alimentação e os cuidados veterinários necessários. “Nós não tivemos trabalho nenhum, a não ser o carinho humano mesmo”, explica Regiane Faiter, diretora da unidade.

Todos ganham!

O projeto é bom tanto para os alunos e equipe da escola quanto para os animais. “Eles vêm para um ambiente de convivência com crianças, em um espaço mais livre”, disse Rose Coser, presidente da ONG Sempre a Seu Lado, parceira da Prefeitura que desenvolve todo o espaço físico e adestramento dos animais.

O Adote um Amigo foi apresentado aos gestores das escolas municipais no ano passado. “É um projeto muito bom, uma troca entre alunos e animais que faz bem para todo mundo”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu, que acompanhou a chegada dos cães à unidade.

A Secretaria de Educação está à disposição para outras unidades que queiram participar. “Já apresentamos a todas as escolas e deixo o convite para os demais gestores que quiserem aderir ao projeto”, explica a secretária Heleine Villas Bôas.