Publicado em: 16/12/2022 às 10:40
TCA: recomposição da tarifa de ônibus em Araras fica abaixo dos índices inflacionários do setor
A alta dos preços do grupo de transportes foi a maior do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); a partir da segunda (19), o valor da tarifa será de R$ 4,50

A partir da segunda-feira (19), o valor da tarifa dos ônibus em Araras será de R$ 4,50

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) informa que a recomposição da tarifa de ônibus ficou abaixo dos índices inflacionários do setor.

Segundo a Autarquia, a alta dos preços do grupo de transportes foi a maior do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e não foi repassada ao consumidor. A partir da segunda-feira (19), o valor cobrado nas passagens será de R$ 4,50.

“Preocupado em não aumentar a tarifa do transporte, o TCA vai absorver parte do reajuste dos custos operacionais e não irá repassar o valor total para os usuários. É política deste Governo não penalizar o trabalhador que necessita do transporte público e, vamos continuar os esforços para manter uma das menores tarifas da região”, explicou o presidente Executivo do TCA, Rafael Zaniboni.

O presidente da Autarquia reforçou que “tal medida foi necessária devido à pandemia da Covid-19, que diminuiu o número de passageiros e, dessa forma, cortou a receita da Autarquia, e o óleo diesel, cujo preço teve um grande aumento neste ano de 2022. Além do diesel, podemos destacar o aumento dos custos de outros insumos como o óleo lubrificante as peças e acessórios necessários para a correta manutenção da frota do TCA”.

Porém, segundo o TCA, mesmo com uma parcela do valor inflacionário inserido na nova tarifa, a passagem do ararense ainda é uma das mais baratas da região. Confira aqui os valores:

- Araras – R$ 4,50

- Leme – R$ 4,79

- Limeira – R$ 5,10

- Rio Claro – R$ 3,90

- Americana – R$ 4,80

- Mogi Mirim – R$ 4,80

- Cosmópolis – R$ 4,25

- Santa Bárbara D’Oeste – R$ 4,85

- Mogi Guaçu – R$ 5,30

- Piracicaba – R$ 5,60

- Sumaré – R$ 4,40

- São Carlos – R$ 4,50

- Araraquara – R$ 5,00

Tabela do IPCA

Para o valor do repasse da nova tarifa, o TCA utilizou a tabela do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), seguindo a variação acumulada no ano de 2022 e divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), referente ao transporte público, conforme tabela abaixo:

MÊS – NOVEMBRO 2022

Variável IPCA – Variação acumulada no ano (%)

Geral, grupo, subgrupo, item e subitem

TRANSPORTE PÚBLICO – 10,71

ÓLEO LUBRIFICANTE – 12,19

ACESSÓRIOS E PEÇAS – 9,56

PNEU – 10,55

ÓLEO DIESEL – 25,06

REAJUSTE SALARIAL (SERVIDORES EM ARARAS) – 14,50

TOTAL – 71,86

MÉDIA – 14,37

Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)/ IPCA ((Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

“Para 2023, o nosso desafio será renovar ainda mais nossa frota, bem como melhorar e otimizar os itinerários das linhas do transporte coletivo buscando tornar mais eficiente o tempo de deslocamento dos usuários”, completou Zaniboni.

Outras informações sobre a nova tarifa do transporte público ararense podem ser obtidas pelo telefone 3543-1820 (TCA).