Publicado em: 25/11/2022 às 14:45
No Dia Mundial pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Prefeitura divulga dados sobre o combate à violência na cidade
Em live, autoridades ressaltaram a importância de medidas de acolhimento a vítimas e soluções que garantem a segurança da mulher
Detty Fontana, Rafaela Azevedo de Souza, Karina Rebelatto, Pedrinho Eliseu, Pascoala Perches, e os GCMs Almir, Cristóvão e Paula. Foto: Danilo Lima/Secom

A Prefeitura de Araras realizou uma live (transmissão ao vivo pela internet) hoje (25), no Dia Mundial pelo Fim da Violência Contra a Mulher, para divulgar dados e ações que estão sendo realizadas para combater a violência doméstica na cidade.

Desde a melhora e implantação de serviços de proteção à mulher, e uma forte campanha de conscientização, foi notado um aumento no número de denúncias: de agosto a dezembro de 2021 foram registrados 259 casos e de janeiro a outubro de 2022, o número chegou a 668.

O prefeito Pedrinho Eliseu relacionou o aumento no número de casos com a implantação de novos projetos no mesmo período. “Quanto mais você apresenta o trabalho, quanto mais se fala sobre o assunto, quanto mais serviço é oferecido, mais gente procura a polícia e os nossos espaços para o primeiro acolhimento”, disse.

A secretária da Assistência Social destacou a importância da boa execução dos trabalhos para que a denúncia por parte das vítimas seja incentivada. “O trabalho vem sendo feito com muita competência, com um olhar de muito amor a essas mulheres que passam por essa situação tão constrangedora. Estamos de portas abertas para acolhê-las e ajudá-las a enfrentarem esse momento tão difícil”, destacou.

Entre as iniciativas para combater a violência conta a mulher, estão:

- Casa Rosa, que acolhe mulheres que sofreram violência e seus filhos, lá é realizado um trabalho técnico com acompanhamento à mulher, mantendo a sua autonomia. A Casa recebeu, desde a sua inauguração, 9 mulheres e, hoje, 4 estão no local.

- Patrulha Maria da Penha, que é realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) e conta com duas equipes que fazem o acompanhamento de cerca de 380 mulheres, sendo 257 com medida protetiva contra agressores. As equipes realizam o primeiro contato com as vítimas, visitam suas casas ou locais de trabalho para que seja garantida a sua integridade física. A iniciativa havia sido interrompida, mas retornou há um ano e 8 meses.

- Delegacia da Mulher, com atendimento 24h, está localizada na Rua Tiradentes n° 904, no Centro e atende pelo telefone 3542-1054.

- Número 180, que recebe exclusivamente denúncias contra agressões a mulheres. As ligações são realizadas de forma gratuita.

- Aplicativo “Está Acontecendo” (clique aqui para baixar). Para denunciar pelo aplicativo, selecione uma das três opções de alerta: "Preciso de Ajuda"; "Me Sinto Ameaçada"; "Estou Sendo Assediada"; Ao selecionar a opção, uma mensagem é enviada para um contato de confiança, junto com a sua localização. Há, ainda, a opção "Viatura Patrulha Maria da Penha" para acionar uma viatura e obter uma resposta mais imediata.

Ao presenciar ou sofrer violência doméstica, denuncie aos canais já citados anteriormente. Além do prefeito Pedrinho Eliseu também estiveram presentes Pascoala Perches (secretária da Assistência Social), Detty Fontana (representante do Movimento das Mulheres Negras no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Karina Rebelatto (coordenadora proteção social especial), Rafaela Azevedo de Souza (coordenadora do CREAS) e os representantes da Guarda Civil Municipal Almir, Cristóvão e Paula.