Publicado em: 23/11/2022 às 11:22
Saema garante abastecimento normal em época de estiagem após dobrar captação do Rio Mogi Guaçu
Autarquia pede que população continue economizando e utilizando a água de forma consciente
Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Jardim Cândida. Foto: Danilo Lima/Secom

Por conta de um problema com a licitação para comprar novas bombas que serão instaladas no Rio Mogi Guaçu, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) passou a captar mais água das represas, que não estão com nível elevado. “Hoje nós tiramos 650 litros por segundo, sendo 500 das nossas represas. Voltando com a captação do Mogi, serão apenas 270 dos reservatórios”, explica o diretor executivo da Autarquia, Paulo Emygdio.

Em julho deste ano, o Saema dobrou a captação do Rio Mogi Guaçu, o que garantiu o abastecimento durante a época de estiagem. “Nós conseguimos manter as represas com um nível elevado, por isso não faltou água para ninguém nesse momento em que as bombas não estão funcionando perfeitamente”, disse o presidente do Saema, José Carlos Martini Junior.

Desde agosto, o Saema passou a aplicar multa por desperdício de água no valor de R$639,40. No caso de reincidências, a multa é cobrada em dobro. “Tem chovido menos que a gente precisa e nós tivemos esse problema com a licitação. A mensagem é que a população use a água de forma consciente, sem desperdícios e sem abusar”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu.

Em caso de abuso e desperdício, denuncie pelo 0800-014-4321, serviço de emergência que funciona 24 horas por dia.

Paulo Emygdio (diretor executivo), o prefeito Pedrinho Eliseu e José Carlos Martini Junior (presidente). Foto: Danilo Lima/Secom