Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/11/2022 às 16:50
Novembro Azul: mês mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata
Médico urologista da rede de saúde ressalta a importância da detecção da doença em fase inicial

 

Novembro é o mês dedicado à prevenção e conscientização a respeito do câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo inteiro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil devido à doença.

Além da falta de interesse dos homens em realizar os exames para a prevenção, o médico urologista da rede de saúde, Sávio Duarte, explica quais os outros fatores que contribuem para o aparecimento da doença. “A idade, quanto maior a idade, maior o risco de desenvolver o câncer de próstata; um antecedente familiar, principalmente de primeiro grau, tem de duas a três vezes mais chances de desenvolver a doença; homens da raça negra e pessoas que sofrem com a obesidade”.

O profissional médico chama atenção para importância da detecção rápida da doença para que haja mais chances da cura. “A importância desse acompanhamento é tentar fazer um diagnóstico precoce, a gente sabe que quando a doença é detectada em fase inicial tem mais de 90% de chance de cura, quando é diagnosticado em uma fase tardia, às vezes não tem cura”, explicou.

A descoberta da doença pode ser feita com uma avaliação do PSA, que é um exame de sangue especifico para a detecção de alguma doença na próstata e também o exame do toque convencional, caso haja alguma alteração, é indicada uma biópsia da próstata para se realizar um diagnóstico mais preciso.

Secom/Prefeitura de Araras