Publicado em: 04/07/2022 às 17:16
Levantamento do Procon de Araras comprova queda de preços dos combustíveis após redução do ICMS
Na cidade, a redução média alcançou R$ 0,48; Em São Paulo, o imposto caiu de 25% para 18%, conforme informativo publicado no último dia 27 junho
Em alguns postos de Araras, o litro do combustível já custou R$ 5,99

O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) de Araras está fiscalizando os postos de combustíveis para garantir que a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) da gasolina seja repassada ao consumidor final.

Segundo o órgão, na cidade, a redução média alcançou R$ 0,48/litro nas bombas - obtendo as seguintes médias de preços: R$ 6,93 (preço anterior ao informativo estadual) e R$ 6,45 (preço pós-informativo estadual). O valor por litro de gasolina mais caro identificado no município foi de R$ 7,39, com a redução o preço atual é de R$ 6,69. Em alguns postos, o litro do combustível já custou R$ 5,99.

“Essa ação foi importante para mostrar ao consumidor ararense que a Prefeitura Municipal de Araras estava preocupada e o Procon atento para verificar se de fato a diferença de preço seria repassada ao consumidor”, comentou o secretário da Justiça, Raphael Teixeira de Oliveira.

Segundo o diretor da pasta, Samuel Costa Coelho, a queda do combustível foi constatada por meio de uma pesquisa de preço realizada em postos de gasolina de todas as regiões da cidade. “Comparamos os preços antes e após o Informativo da Sefaz-SP que diminuiu a alíquota do ICMS no Estado. Reafirmamos o compromisso que o Procon continuará fiscalizando para garantir que o consumidor ararense tenha segurança na hora de abastecer o seu veículo”, acrescentou Coelho.

Em São Paulo, o imposto caiu de 25% para 18%, conforme informativo publicado no último dia 27 de junho, pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, no Diário Oficial com vigência a partir de 23/06/2022.

Etanol mais barato também

Com a redução do valor da gasolina, o preço do etanol também caiu nas bombas dos postos ararenses. De acordo com o Procon, a redução média foi R$ 0,21/litro – atingindo os preços médios de R$ 4,58 (antes da divulgação do Informativo estadual) e R$ 4,37 (pós-informativo estadual). Em Araras, antes da diretiva estadual, o maior valor de etanol por litro foi de R$ 5,09, porém, com a redução, o preço alcançou R$ 4,89.

Outras informações sobre a redução dos combustíveis podem ser obtidas pelo telefone (19) 3542-8996 (Procon Araras).