Publicado em: 16/02/2022 às 13:21
Clube do Livro de Fevereiro e Março terá como leitura “O nome da Rosa”, de Umberto Eco
Assim como os outros encontros, a discussão será de forma remota

O livro “O nome da Rosa”, de Umberto Eco, é a leitura escolhida para os meses de Fevereiro e Março no Clube do Livro de Araras. Neste mês, a leitura será até o final do capítulo “Terceiro Dia” e, em Março, o restante da obra será lida e discutida.

No próximo mês, também será divulgada a lista com as leituras escolhidas para 2022. A votação com as opções está aberta até o dia 28 de Fevereiro e a listagem foi elaborada após a consulta pública divulgada em Janeiro, contando com 22 indicações de títulos variados. Ainda é possível participar da votação aqui. O encontro será no dia 26 de Fevereiro às 16h, de modo remoto. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Autor

Umberto Eco (1932-2016) foi um importante escritor, filósofo e semiólogo italiano, docente titular da Universidade de Bolonha e com passagem por instituições renomadas, como a Yale University e o Collège de France. Escreveu textos acadêmicos relevantes, como "Semiótica e Filosofia da Linguagem", "Como se faz uma Tese" e "A busca da língua perfeita", além de inúmeros romances, como “O nome da Rosa”, “Baudolino”, "O Pêndulo de Foucault" e "O Cemitério de Praga".

Resumo da Obra

O autor utiliza um roteiro policial, no estilo de Conan Doyle, que se desenvolve na última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano da Itália medieval. Neste mosteiro, paira a suspeita de heresia, e para a investigação, é enviado o frei Guilherme de Baskerville. Porém a delicada missão é interrompida por sete excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias e noites guia uma narrativa violenta, que encanta pelo seu caráter de humor e crueldade, malícia e sedução. Esses crimes fazem frei Guilherme atuar como um detetive. Ele busca provas, decifra símbolos secretos e manuscritos em códigos e trabalha arduamente no misterioso labirinto do mosteiro onde eventos extraordinários ocorrem durante a madrugada. Um espetacular sucesso, “O nome da rosa” não é apenas uma narrativa de investiga ção de crimes, mas também uma fascinante crônica sobre a Idade Média.

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro é uma iniciativa independente, com o apoio da Secretaria de Cultura, criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019. Com a chegada da pandemia, as discussões passaram a ser realizadas de forma remota.