A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/08/2021 às 15:47
Prefeitura de Araras anuncia implantação do projeto Trânsito Seguro
Plano visa melhorias na sinalização vertical, horizontal e substituição dos atuais semáforos por equipamentos mais modernos e inteligentes; Empresa ganhadora da licitação iniciará os trabalhos na próxima segunda (16)
Anuncio foi feito em transmissão ao vivo na página do Facebook Prefeitura de Araras e contou com a participação do prefeito, Pedrinho Eliseu, do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Reginaldo Fernando Chieregatto e do engenheiro da empresa vencedora da licitação, FVB Construção e Sinalização, Leonardo Urbano

 

O prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Chieregatto anunciaram, na manhã desta quinta-feira (12), a implantação do projeto “Trânsito Seguro”, sistema que resultará no desenvolvimento de novo planejamento viário em todo município, por meio da contratação de empresa especializada em sinalização de trânsito e tecnologia. O anuncio foi feito em transmissão ao vivo na página do Facebook Prefeitura de Araras. (Confira aqui)

O projeto contempla avaliação geral das questões e necessidades relacionadas ao trânsito na cidade, com melhorias na sinalização vertical, instalação de novas placas e substituição das que estão obsoletas, sinalização horizontal das vias, substituição dos semáforos por equipamentos novos e inteligentes, ligados por sistema operacional que garanta sincronização entre eles, com a possibilidade de intervenções à distância. Outra proposta é a possibilidade da implantação de ciclofaixas nas marginais Dona Renata, norte e sul.

 

 

“Nossa cidade cresceu significativamente, com novos bairros, num ritmo aceleradíssimo. E, ao mesmo tempo em que a cidade cresceu, a condição de prestação de serviços, de organização do trânsito pela Prefeitura não acompanhou esse desenvolvimento. Moral da história: precisávamos agir nesse problema e é isso que viemos anunciar para vocês. O objetivo final é garantir a maior segurança possível de motoristas e pedestres”, explicou Pedrinho Eliseu.

A empresa vencedora da licitação, FVB Construção e Sinalização, já assinou o contrato com a administração e recebeu a autorização para início das atividades de intervenção viária já na próxima segunda-feira (16).  

 

 

O engenheiro da empresa, Leonardo Urbano, esteve presente na transmissão e afirmou que a prioridade do projeto, neste primeiro momento, é a alteração semafórica na cidade, com a instalação de tecnologia de ponta, que acompanhará seu crescimento com o passar dos anos.

“Como o nome do projeto diz, o fundamental é trazer mais segurança para o trânsito de Araras. A expectativa é realizar um novo planejamento viário, com troca de placas, mudança de toda parte de sinalização vertical e horizontal e principalmente, instalação de novos equipamentos semafóricos. Hoje, andando por Araras, podemos perceber uma dinâmica de “anda e para”, o que causa muitos acidentes. A partir de agora, Araras vai contar com uma nova tecnologia, que acompanhará o crescimento da cidade”, explicou Leonardo.

Por meio da instalação de semáforos inteligentes, o fluxo de veículos se tornará mais ágil, podendo diminuir congestionamentos e evitar acidentes, por meio de tecnologia que funciona por meio de luz solar e baterias e são totalmente integrados a um Centro de Controle Operacional.

“Essa empresa vem para Araras para ajudar nas questões relacionadas ao nosso trânsito, motoristas e pedestres. O povo ararense ganha muito com essa oportunidade de modernizar e reformular a mobilidade urbana” comentou  Fernando Chieregatto.

 

Secom/Prefeitura de Araras