Publicado em: 16/03/2021 às 16:21
Araras substituíra iluminação ultrapassada por modernas lâmpadas de LED, sem gastos para o município
Convênio de Cooperação técnica com a Elektro irá instalar mais de 1.400 pontos na região central e nas avenidas Ângelo Franzini e Padre Alarico Zacharias

Camila Ometto de Abreu (secretária de Obras), Pedrinho Eliseu (prefeito de Araras) e Junior Salviatto (coordenador de eficiência energética)

Mais iluminação e economia aos cofres públicos. Na próxima semana, por meio da parceria entre a Prefeitura de Araras e a distribuidora de energia elétrica Elektro, a iluminação pública da cidade será substituída por lâmpadas com tecnologia de LED. O projeto faz parte do programa de eficiência energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Convênio de Cooperação com a Elektro, prevê que mais de 1.400 pontos com a nova iluminação serão instaladas na região central e nas avenidas Ângelo Franzini (próximo a rotatória da DPA Nestlé) e na Padre Alarico Zacharias (em todo a extensão). A troca de todas as lâmpadas está prevista para o final do mês de abril.

“A economia projetada em quatro anos será de mais de R$ 1 milhão e 600 mil aos cofres públicos. Estamos muito felizes com mais essa parceria com a Elektro”, comentou o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Camila Ometto de Abreu, explicou quais serão as atribuições da Prefeitura nesta parceria. “A Prefeitura vai caber o apoio técnico em relação a relés magnéticos que necessitarem serem trocados”, explicou a secretária de Obras.

Segundo a Elektro, com a implantação do projeto será possível reduzir o consumo de energia da iluminação pública em aproximadamente 50% valor. Além disso, haverá uma redução nos custos de manutenção, uma vez que a lâmpada de LED é superior ao sistema convencional utilizado (de vapor de sódio). O novo modelo também irá gerar menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente na composição.

“O LED conta com uma vida útil de mais de 100.000 horas. Essas luminárias têm certificação do Inmetro, são 100% nacionais, com garantias de cinco anos e fluxo luminosos de 16.800 lumens, já preparada para telegestão, entre outras características”, acrescentou o coordenador de eficiência energética de Araras, Junior Salviatto.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-3089 (Secretaria de Obras).

Características da luminária

140 lumens/Watt – 16.800 fluxo luminoso (quantidade luz emitida por uma lâmpada)

Vida útil estimada – maior do que 100.000 horas para o LED

Cinco anos de garantia

IP (Índice de proteção) 67

Três módulos de LED

Certificação do Inmetro

Fabricação nacional

Telegestão (conjunto de hardware e software que funciona acoplado à luminária do poste de iluminação e serve, entre outras coisas, para controlar de forma remota as lâmpadas, realizar medições como tensãopotência e eficiência).

Benefícios do LED

Economia em torno de 50% com o retrofit (processo de melhoria de instalações)

Baixa manutenção

Maior segurança