Publicado em: 09/03/2021 às 10:10
Inscrições para o Conselho LGBTQI+ de Araras seguem até o 17
Cadastros podem ser realizados na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 16h, ou pelo e-mail suportetecnico@araras.sp.gov.br; eleição acontece no dia 19
Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação e a Promoção da População LGBTQI+ será composto de sete integrantes

As inscrições para o Conselho LGBTQI+ de Araras seguem até o próximo dia 17 (quarta-feira). Os cadastros devem ser realizados presencialmente na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 16h, ou pelo e-mail suportetecnico@araras.sp.gov.br.

(Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição prevista no ANEXO I do Edital de Convocação, publicado na edição nº 1.521 do Diário Oficial Eletrônico).

Ao todo, o Conselho será composto de sete integrantes da Sociedade Civil (titulares), são eles: 1 representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 2 – representantes de classe, 1 – representante gay, 1 – representante lésbica, 1 – representante transexual ou travesti e 1 – representante auto declarado bissexual ou intersexual. A eleição para o triênio 2021/2023 está marcada para o dia 19 (sexta-feira), a partir das 14h, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua 13 de Maio, 175, Centro.

O objetivo do Conselho é zelar pelos direitos da população LGBTQI+, fiscalizar leis já existentes, além de promover políticas públicas à comunidade.

Segundo o Edital, para cada integrante titular, também deverão ser indicados e/ou eleitos um suplente, que o substituirá em caso de impedimentos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-1700/ 3543-1701.

Conheça o significado da sigla LGBTQI+

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

G = Gays

São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

B = Bissexuais

Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.

T = Transexuais

A transexualidade não se relaciona com a orientação sexual, mas se refere à identidade de gênero. Dessa forma, corresponde às pessoas que não se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento. As travestis também são incluídas neste grupo. Porém, apesar de se identificarem com a identidade feminina constituem um terceiro gênero.

Q = Queer

Pessoas com o gênero 'Queer' são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I = Intersexo

A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal - cromossomos, genitais, hormônios, etc - não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

+

O + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero. Aqui são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por outras pessoas, independente do gênero.