Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/01/2021 às 17:10
Enem 2021: uso de máscaras será obrigatório durante todo o período de realização das provas
Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital)
Portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação da Covid-19

 

Na edição 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), devido à pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), o uso de máscaras será obrigatório durante todo o período de realização das provas.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, o equipamento de proteção só poderá ser retirado para identificação dos candidatos, comer e beber. No caso de retirada, os participantes não devem tocar na parte frontal da máscara, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Neste ano, o Enem acontece nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital), segundo os Anexos I dos Editais nº 54 e nº 55, de 28 de julho de 2020. O exame nacional contará com a participação de 5,6 milhões de inscritos na versão impressa e 96.086 na versão digital.

O Inep informa que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação da Covid-19.

 

Distanciamento Social

Outra regra adotada no exame será o distanciamento social, o Inep informa que as salas estarão com 50% da capacidade. Os colaboradores do Enem também deverão possibilitar o máximo de ventilação natural nos ambientes. As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) ocuparão salas com no máximo 25% da capacidade máxima. Ainda de acordo com o Instituto, esses participantes já foram previamente identificados na base de inscritos e alocados nas salas especiais.

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.enem.inep.gov.br.

 

Secom/Prefeitura de Araras

Com Informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)