Publicado em: 09/10/2020 às 17:44
Araras ganha Mapa de Turismo com informações e atrações locais
Centro de informações ao turista recebeu melhorias e será um dos pontos de distribuição do Mapatur; ele oferece 8 rotas rurais e urbana com atrativos diversos da cidade

Araras tem agora um Mapa de Turismo, o Mapatur, a ser explorado por munícipes e turistas que passam pela cidade. O lançamento aconteceu na última quinta-feira (8), na Casa da Memória Pedro Pessoto Filho, na presença de representantes do Sebrae e da Fatec - entidades parceiras no desenvolvimento do projeto turístico da cidade - assim como de secretários municipais, empresários, comerciantes e representantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria do Turismo, e o Conselho Municipal de Turismo, o Comtur. O objetivo é colaborar para o desenvolvimento da economia local, estimulando o turismo e o lazer na cidade, uma vez que, desde 2017, Araras entrou para a lista dos Municípios de Interesse Turístico. A classificação MIT garante uma verba de R$ 650 mil por ano do Governo do Estado, para ser investido em infraestrutura turística do município.

“O Mapatur é um elemento vivo, em constante transformação. Sempre em busca do planejamento sustentável e do uso apropriado do patrimônio e dos equipamentos de cultura, lazer e turismo da cidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Beraldi Filho.

O mapa é temático e oferece 8 rotas turísticas, sendo 7 delas com destino às zonas rurais da cidade e 1 totalmente urbana, percorrendo a região central de Araras. As rotas ganharão placas de sinalização de padrão internacional. Todas elas têm início no Lago Municipal e contam com diversos atrativos locais, sejam eles históricos, culturais, naturais, de lazer, de aventura, de contemplação, religiosos ou outros. Os percursos poderão ser percorridos com um bonde turístico, de carro ou bicicleta. A rota urbana, pelo Centro da cidade, também pode ser feita a pé.

O Mapatur servirá para guiar turistas, anfitriões, profissionais do turismo e também investidores, com informações sobre Araras, seus pontos turísticos e de comércio. As primeiras 5 mil unidade do material impresso já estão sendo distribuídas pela cidade e também disponibilizadas no Centro de Informações ao Turista e Munícipes, o CIT, que funciona no Lago Municipal.

O CIT, aliás, recebeu melhorias e está de “cara nova”. As janelas de vidro foram adesivadas e agora estampam prédios históricos e cartões postais de Araras, reforçando a identidade turística do local.

Ao lado do CIT foi instalada uma placa de 2m x 1,5m, contendo o Mapa de Turismo, as rotas rurais e urbana que ele sugere e seus atrativos. Essas informações também podem ser visualizadas virtualmente. Um QR Code permite baixar a versão on-line do mapa, proporcionando maior comodidade e rapidez no acesso ao guia. Há ainda o código que facilita o acesso ao Portal do Turismo de Araras e um outro para orientar sobre o melhor caminho até o CIT.

“O turismo foi um dos setores mais afetados mundialmente pela pandemia do novo coronavírus, mas também é o turismo, principalmente o local e regional, que pode puxar a retomada da economia e esperamos ver isso acontecer em Araras”, concluiu Marcelo Cavalante, diretor da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Araras.