Publicado em: 06/03/2020 às 16:13
Biblioteca Municipal disponibiliza livros exigidos nos vestibulares da Fuvest e Unicamp
Empréstimos gratuitos dos livros acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
SecomBiblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, Centro

Clique aqui  e veja o vídeo.

A Biblioteca Municipal Martinico Prado disponibiliza os livros exigidos nos vestibulares 2021 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

No local, os vestibulandos poderão encontrar todas as leituras obrigatórias da Fuvest, que são: “A Relíquia”, de Eça de Queirós, “Angústia”, de Graciliano Ramos, “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade, “Mayombe”, de Pepetela, “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, “Poema Escolhidos”, de Gregório de Matos, “Quincas Borba”, de Machado de Assis, e “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Já da lista da Unicamp, a maioria das obras necessárias do vestibular estão à disposição para empréstimo – entre os títulos estão “A teus pés”, de Ana Cristina César, “Sermões”, do Padre Antonio Vieira, “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago, “A falência”, de Julia Lopes de Almeida, “Sonetos”, de Luís da Camões, “O espelho”, de Machado de Assis, “A cabra vadia”, de Nelson Rodrigues, “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC, e “O Ateneu”, de Raul Pompeia.

“Ressalto que das 21 obras solicitadas, nós não temos duas: "Seminário dos ratos", de Lygia Fagundes Telles e "O marinheiro", de Fernando Pessoa. Os dois livros são solicitados para o vestibular da Unicamp. Da Fuvest,  nós temos todas as obras exigidas”, disse Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Segundo a diretoria da Biblioteca, a obra mais emprestada do espaço, nos dois primeiros meses de 2020, foi  um livro exigido para o vestibular da Fuvest: "Quincas Borba", de Machado de Assis. “Registramos um aumento de 10% no número de empréstimos ao compararmos os meses de janeiro e fevereiro com o mesmo período de 2019. O mesmo aconteceu com o número de novos cadastros: aumento de 13%”, completou Bastos

Quero emprestar um livro. Como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo do local, clicando no ícone “Biblioteca Municipal”. São mais de 35 mil exemplares à disposição dos leitores.

A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, Centro.

Lista de livros

Fuvest

A Relíquia – Eça de Queirós

Angústia – Graciliano Ramos