Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 30/05/2019 às 16:01
3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções está aberta a visitação até 6 de junho
Evento, que acontece no Parque Ecológico e tem entrada franca, oferece ao visitante exposição sobre preservação e educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, sistema solar, entre outros assuntos
Secom

Prefeito esteve presente na abertura da Feira ao lado da primeira-dama e presidente do Fuss, Daniela Franco

 

Com aproximadamente 40 estandes, a Prefeitura de Araras abriu na manhã desta quinta-feira (30) a 3ª Feira de Ciências Tecnologias e Invenções da cidade. O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue nos dias 31, 3, 4, 5 e 6 de junho, das 8h às 17h, no Parque Ecológico. No dia 4, a feira acontece também no período noturno, das 18h30 às 21h30.

O prefeito Junior Franco esteve presente à abertura do evento, ao lado da primeira-dama e presidente do Fuss Daniela Franco, além da vice-presidente do órgão Ângela Denardi e dos secretários municipais Bruno Roza (Educação) e Beto Cabrini (Serviços Público).

“Quem está à frente do Executivo tem a obrigação de incentivar as crianças, o futuro do nosso Brasil. Andei pela feira e eles mesmos me explicaram os trabalhos, que foram realizados nas salas de aula junto dos professores. Por meio dessas ações, eles aprendem de um jeito diferente e fixam melhor os conceitos de ciências”, disse Franco.

Gratuitamente, a Feira oferece ao visitante exposições sobre preservação e educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, sistema solar, entre outros assuntos.

“Nosso objetivo com este evento é despertar a curiosidade por meio da ciência. Temos um importante compromisso com a cidade de desenvolver essa questão no ambiente escolar. E mais, além da educação científica, também a tecnológica, a famosa 4.0. A nossa rede começa a avançar neste sentido e a Feira vem somar nesta questão”, disse o secretário de Educação Bruno Roza.

Durante a visitação, o público poderá participar de vários projetos como: Cápsula do Saber, Domo Ciência, Science Place Show e Ônibus Laboratório, além de uma apresentação no dia 4, às 20h do Grupo Ciência em Show (veja abaixo a programação completa da Feira).

 

Science Place

O espetáculo pensado a partir da dinâmica com experimentos interativos estimula a curiosidade e inicia o público no extraordinário mundo da ciência.  A peça é apresentada por professores licenciados que utilizam recursos cênicos para conduzir as crianças a conclusões de ordem científica e pode ser um excelente aliado do professor na contextualização das aulas de ciências.

O show terá 25 edições de 45 minutos cada. A peça terá experiências que deixam cabelos eletrizados por uma máquina eletrostática, vai explicar por que o avião voa e os segredos da fralda. A apresentação é elaborada pela equipe Ciência em Show para atender pequenas turmas com economia e qualidade e fundamenta-se na dissertação de mestrado de Gerson Julião, “Diálogos Científicos”, pelo Instituto de Física/USP, na qual ele aponta a importância da experimentação.

A apresentação também trabalha valores dos quatro pilares da educação da Unesco (aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser) e das habilidades socioemocionais.

 

Domo Ciência

O Projeto ‘Domo Ciência’ – um cinema 3D itinerante em 180 graus, em formato de uma cápsula – é idealizado e desenvolvido pela Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), situada em Brotas (SP), os filmes exibidos pelo Domo Ciência possuem conteúdo educacional, diversificado em todas as áreas do conhecimento e conformidade com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

O ‘Domo Ciência’ realizará apresentações interativas, lúdicas e promoverá a imersão do aluno no conteúdo, aumentando a compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, tais como Ciências, Biologia, Astronomia, Meio Ambiente, Geologia, de modo a atender praticamente toda a grade de alunos do ensino fundamental ao médio.

Além disso, o projeto desperta e estimula o interesse e o prazer pelo conhecimento científico. O Projeto vai proporcionar a observação de fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo pelo sistema digital de imersão virtual.

 

Cápsulas do Saber

O projeto Cápsulas do Saber fará com que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.

Quatro túneis infláveis serão instalados no local e cada um desenvolverá um tema diferente relacionado ao meio ambiente. O projeto consiste em levar à criança e à população em geral, em linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e proteger o meio ambiente.

O foco principal do trabalho com as Cápsulas do Saber é promover mudanças comportamentais por meio da conscientização dos efeitos nocivos ao ser humano e ao planeta, causados pela perda da biodiversidade e também desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade por meio de atividades socioambientais.

 

Ciência em Show

O trio do Ciência em Show estará em Araras na terça-feira (4) para uma apresentação às 20h. Nela, os cientistas interagem com a plateia por meio de diversos experimentos ao vivo, demonstrados sobre várias áreas da ciência, da tecnologia e de artifícios sensoriais.

O projeto é conduzido há 19 anos pelos professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e pela pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston. Mais do que conectar o público com a ciência, o show é voltado para pessoas de todas as idades e estabelece um diálogo por meio de recursos cênicos e contextualização que conduz o espectador a questionamentos, formulação de hipóteses e conclusões de ordem científica.O projeto ganhou repercussão após ser exibido no NatGeo/BBC Earth, no SBT e na TV Cultura e também conta com iniciativas na internet, editoras, espaços

públicos e instituições de ensino.

 

SecomProjetos de 36 escolas estão expostos no Parque Ecológico de Araras

Secom/Prefeitura de Araras