Publicado em: 10/05/2019 às 16:17
Alunos de Engenharia da Computação da FHO /Uniararas visitam DTI da Prefeitura
Objetivo foi aprofundar conhecimento dos estudantes mostrando uma perspectiva mais avançada sobre a área de informática desenvolvida no setor público
SecomVisita aconteceu na última quinta-feira (9) na sede do DTI, que fica nas instalações da Prefeitura

Alunos do curso de Engenharia da Computação da FHO/Uniararas visitaram a sede do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Prefeitura de Araras, que fica na Rua Pedro Álvares Cabral, na última quinta-feira (9). O objetivo foi aprofundar o conhecimento dos alunos, mostrando uma perspectiva mais avançada sobre a área de informática desenvolvida nos setores da Administração Municipal.

Os alunos vieram acompanhados do professor Diego Fiori de Carvalho. As atividades foram iniciadas pelo diretor do departamento David Eloan e envolveram apresentação dos serviços prestados pelo DTI à Prefeitura.

Durante a apresentação, foram demonstrados os softwares desenvolvidos dentro do departamento, que servem de apoio às tomadas de decisões de diversas Secretarias, tais como Segurança – com o software de inteligência, com base nas ocorrências que acontecem no município, Governo – com software de ouvidoria com informações das solicitações dos munícipes, Administração – com software de controle de frotas, permitindo otimização dos veículos do serviço público, além de uma breve apresentação do Aplicativo da Prefeitura, que concentra mais de 10 serviços à população.

Após essa etapa, os estudantes conheceram a gestão de suporte do DTI, onde é executada as operações de ajuda e orientação aos mais de 4 mil servidores municipais. E, por fim, acompanhados do diretor de manutenção em computadores, Kirk Daves Moriama, os alunos foram apresentados ao sistema responsável por todas as comunicações entre os prédios municipais, finalizando com uma visita à principal torre de transmissão, que possibilita acesso à internet a toda infraestrutura municipal.

“Essa troca e possibilidade de receber alunos em nossas estruturas é extremamente importante, pois permite que eles vejam muitas aplicações de conhecimento, até então apenas teórico, sendo executados na pratica”, disse Moriama.

SecomEles conheceram também a torre de transmissão que possibilita que toda infraestrutura municipal tenha acesso à internet