Publicado em: 25/04/2019 às 11:59
Qualidade da água tratada pelo Saema continua sendo uma das melhores da região
Saema tranquiliza a população sobre relatório do Ministério da Saúde das condições dos mananciais espalhados pelo Brasil; em Araras a água é tratada e chega nas torneiras com qualidade
SecomEstação de Tratamento de Água de Araras fica na sede da autarquia, na Rua Ciro Lagazzi, Jardim Cândida

Um relatório divulgado neste mês de abril pelo Ministério da Saúde apontou grande concentração de agrotóxicos nos mananciais espalhados pelo Brasil, mas o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) quer tranquilizar a população, garantindo que o ararense está recebendo em sua torneira uma água tratada de ótima qualidade.

Esse relatório dos mananciais foi elaborado com dados do SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), órgão ligado ao Ministério da Saúde, e o mapa apontando a situação de cada município brasileiro tem referência à detecção e concentração de agrotóxicos nos mananciais entre 2014 e 2017.

O Saema capta água de locais variados e faz um eficiente tratamento em sua Estação de Tratamento, instalada na sede da autarquia, no Jardim Cândida, antes de distribuir aos cidadãos. E esse tratamento é de alta qualidade, conforme dados comprobatórios da empresa terceirizada ECO System, contratada para fazer coletas e ensaios frequentes da água tratada em Araras.

1º lugar na região

O Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos) divulgou em maio de 2018 dados apontando Araras em 1º lugar no ranking das cidades com a melhor qualidade da água, com base em pesquisa de opinião pública.

Na pesquisa, Araras atingiu “Alto Grau de Satisfação” da população, com 80% de aprovação, ficando em 1º lugar entre os 12 municípios que compõem o Aglomerado de Piracicaba.

Reforma da Estação de Tratamento de Água

Mesmo já oferecendo um serviço de qualidade, o Saema está pensando no futuro e trabalha em duas importantes frentes: a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Sobre a Estação de Tratamento de Água, o Saema contratou uma empresa especializada para realizar o diagnóstico das execuções e posterior finalização do projeto executivo. Ainda neste ano o Saema deve abrir licitação para a contratação de empresa para execução da obra. A ETA de Araras tem 39 anos e, de acordo com o Saema, nunca passou por uma reforma ampla como esta em planejamento. A Estação conta com nove filtros que necessitam de padronização para que possam manter a qualidade do tratamento de água. A reforma prevê ainda a construção de dois novos filtros e uma estrutura para o tratamento de resíduos sólidos.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto

Outra conquista do Saema foi dar início às obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, no final de 2018. Depois de anos sem tratar seu próprio esgoto, agora a construção da nova ETE é uma realidade, com previsão de término das obras no final de 2020. A empresa Augusto Velloso Engenharia S/A foi a vencedora da licitação.

O projeto da nova ETE prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes. A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

O prefeito Júnior Franco teve participação direta nesta conquista, pois era o presidente do Saema na época em que o Município conseguiu a aprovação do novo projeto da ETE, junto ao Ministério das Cidades. “Tivemos uma história de muita luta, desde o início de 2017, para conseguir que o projeto fosse aprovado e a cidade voltasse a tratar o seu esgoto. Estou muito feliz de ver que tudo isso está prestes a ser realizado. Acompanharei de perto esta obra que irá por um fim na situação triste que prejudica o meio ambiente e a todos nós”, comentou o prefeito.