Publicado em: 16/08/2017 às 11:23
Nos 155 anos de Araras, fiéis celebram Dia da Padroeira
Atividades religiosas marcaram o feriado municipal em homenagem ao Dia da Padroeira de Araras e aos 155 anos de fundação do município.
Secom

O Dia da Padroeira de Araras Nossa Senhora do Patrocínio, celebrado ontem (15), feriado municipal, foi marcado por atividades religiosas realizadas pela Basílica Nossa Senhora do Patrocínio. A data, contou com uma programação especial que encerrou-se com a procissão e coroação de Nossa Senhora do Patrocínio pelas ruas do centro.

Fundação de Araras
O dia 15 de agosto, feriado municipal, comemora o aniversário de fundação da cidade, que coincide com a inauguração da capela dedicada à Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, em 1862. O primeiro registro do povoado foi em 1818, através de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do rio Mogi, Ribeirão Itapura e Ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município de Limeira. Em 1862, o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.

Secom

Em maio de 1865, os então proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras), e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary), doaram o terreno para o patrimônio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. A primeira eleição de vereadores foi em 07 de setembro de 1872. O município foi instalado em 07 de janeiro de 1873, com a constituição da 1ª Câmara Municipal e em 02 de abril de 1879 foi elevada à categoria de cidade.

As grandes fazendas de lavoura de café predominavam na cidade e eram responsáveis pelo progresso que surgia na região. Em abril de 1877, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produção agrícola da região, o que acelerou o progresso da cidade. A imigração foi grande influenciadora na formação da população de Araras. Com o ciclo do café, italianos, portugueses, suíços e alemães se incorporaram à vida econômica que vinha sofrendo prejuízo com a falta de mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura.

Secom

Clique aqui e veja a reportagem.

Secom/PMA

Fotos: Marcio Neves/Secom/PMA