Nos últimos dias, os frequentadores do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto ganharam uma nova opção de lazer: entrou em operação o primeiro conjunto de pedalinhos para passeios no Lago da Tirolesa, onde foram construídos decks para essa finalidade.
São por enquanto seis embarcações em formato de cisnes, muito consagradas em diversos locais turísticos do País e do mundo, porém inéditas em Araras. Cada uma delas até dois adultos e uma criança de até 3 anos. “Isso garante a segurança do passeio, com os coletes salva-vidas e todas as regras respeitadas”, afirma Antonio Carlos Portilho, um dos proprietários da empresa concessionária responsável pelos equipamentos de lazer do parque.
Até o final deste mês, Portilho diz que espera receber mais três pedalinhos convencionais, similares aos que existem no Parque Municipal Fábio da Silva Prado, o Lago. Com essas nove unidades ficará constituída uma primeira frota de embarcações para os passeios oferecidos.
Um passeio de meia hora custa R$ 7. Os bilhetes estão à venda no próprio local de embarque, que está tendo toda a sinalização informativa aprimorada para dar mais conforto aos frequentadores.
Os passeios estão disponíveis a semana toda, mas é importante estar atento aos horários – em dias úteis, das 16h até o horário em que houver boas condições de luminosidade. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Vários atrativos
O Parque Ecológico já contava com tirolesa e circuito de arvorismo, mantidos pela mesma empresa concessionária, que faz planos de expansão das atividades de lazer no local. “Para o ano que vem vamos começar os esforços para instalar a parede de escaladas e, depois, projetamos uma segunda tirolesa, mais extensa e mais alta, combinada com essa parede e que pretendemos que atravesse todo o parque”, conta Portilho. “Mas são etapas futuras que vamos desenvolver”, ressalva ele.
Com uma revitalização completa entregue pela Prefeitura em setembro deste ano, o Parque Ecológico ganhou nova iluminação, novos passeios, melhorias no paisagismo, sanitários convencionais e adaptados – sendo um deles com fraldário, academias de ginástica ao ar livre, playgrounds com brinquedos acessíveis e fitas de slack line, além de bancos, área de alimentação e reforço no patrulhamento de segurança. O parque também ganhou sinalização de orientação e conscientização, bem como de informação para praticantes de atividades físicas como corrida e caminhada, por exemplo, com detalhamento e características dos percursos possíveis.
Desde então, o local vem registrando grande movimento de frequentadores, em especial nos finais de semana. “Para nós é uma satisfação muito grande vermos que o parque vem atraindo mais e mais famílias. E agora, com a evolução do projeto que previa os equipamentos de lazer, nós vemos que o local vai se consolidando como atrativo turístico propriamente dito”, comenta o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Secom/PMA