O acervo da Capela de Santo Antonio, que funcionou no Solar Benedita Nogueira, será montado para visitação no auditório da Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho, instalada no Solar.
A visitação dos móveis, imagens sacras e demais utensílios que pertenceram à Capela acontecerá entre 1 e 10 de dezembro, como forma de prestação de contas da administração municipal sobre o acervo, numa decisão tomada em conjunto com a Comissão de Supervisão e Aconselhamento da Casa da Memória.
Órgão consultivo e deliberativo sobre questões ligadas ao acervo e à preservação da memória do município, a Comissão entendeu, juntamente com a administração municipal, ser importante a montagem do acervo de forma que qualquer cidadão possa visualiza-lo em suas reais condições, tendo em vista dúvidas e questionamentos que foram suscitados nos últimos meses.
Antes mesmo da visitação ser iniciada, na próxima quarta-feira (30), o padre Carlos Alberto da Rocha, reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora do Patrocínio, irá ao local para revisão do acervo e da catalogação.
No dia 1º, pela manhã, em horário a ser definido a administração municipal receberá a imprensa para uma coletiva e abertura oficial do período de visitação. “Os itens foram reunidos e serão montados no auditório da Casa da Memória de forma que a imprensa e as pessoas em geral que vierem visita-los possam comparar o conjunto com imagens da capela original”, explica Adriana Corsini Menegoli, coordenadora do local.
Terminado o prazo da visitação, o acervo será retirado do auditório da Casa da Memória, local que seguirá com suas atividades normais e as peças da capela serão armazenadas pela Prefeitura em local apropriado, com aval e permanente acompanhamento da comissão.
A Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho funciona no Solar Benedita Nogueira de terça a sábado e tem entrada franca. Nos dias de semana, o local está aberto à visitação das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17h.
Espaço inédito e interativo, a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho disponibiliza acervo multimídia com vídeos, imagens e sons para contar a história do desenvolvimento de Araras e de seu povo.
Secom/PMA