A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/10/2016 às 15:45
Município Verde Azul: DMA apresenta relatório de Gestão Ambiental
Documento do Ciclo 2016 foi entregue à Secretaria de Estado e Meio Ambiente na última quarta-feira (6); em cinco anos, Araras subiu 296 posições no ranking do Programa

Na última quarta-feira (6), integrantes do DMA (Departamento de Meio Ambiente de Araras) apresentaram o relatório de Gestão Ambiental – Ciclo 2016 à Coordenadoria do Programa Município Verde Azul, junto à Secretaria de Estado e Meio Ambiente. Em cinco anos, Araras subiu 296 posições no ranking do programa que visa à sustentabilidade.

Em 2015, a cidade subiu 54 posições em relação a 2014 - Gestão de Águas e Programas de Educação Ambiental foram as diretivas com melhor nota.

“Em 2016, Araras evoluiu nas diretivas Cidade Sustentável, principalmente pelo aumento de ações intermunicipais, e Qualidade do Ar, com inédito trabalho de avaliação de fumaça preta nos veículos oficiais e ações efetivas de melhoria de mobilidade urbana e acessibilidade”, comentou Raul de Barros Winter, diretor do DMA de Araras.

O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente que estimula ações ambientais locais e avalia o desempenho dos municípios ano a ano. Seu fundamento é o pleno cumprimento das 10 diretivas do programa. As ações devem ser passíveis de execução pelos 645 municípios do Estado e o objetivo é incentivar a variável ambiental na agenda do município, além de estimular o Poder Público local a fortalecer o planejamento ambiental em seu cotidiano. A certificação do município permite acesso a recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

 O Programa estabelece parâmetros para avaliação dos Planos de Ação Ambiental, em que os municípios são convocados a cumprir 10 Diretivas Ambientais: 1 - Esgoto Tratado, 2 - Gestão das Águas, 3 - Resíduos Sólidos, 4 - Cidade Sustentável, 5 - Biodiversidade, 6 - Arborização Urbana, 7 - Educação Ambiental, 8 - Qualidade do Ar, 9 - Estrutura Ambiental e 10 - Conselho Ambiental.

“A expectativa é que neste ano o município aumente sua pontuação, principalmente devido à Diretiva Qualidade do Ar, pois, além das ações já desenvolvidas nos anos anteriores, foi realizada também a Avaliação da Fumaça Preta nos veículos movidos à óleo diesel da frota municipal e terceirizada”,  finalizou o diretor do DMA.

Para avaliação da fumaça preta no município, segundo Winter, foi realizada amostragem por meio das autarquias Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) e TCA (Transportes Coletivos de Araras), além da empresa terceirizada Forty Construções e Engenharia Ltda., contratada para limpeza urbana do município.

As avaliações foram conduzidas por técnicos do Departamento de Meio Ambiente, com o apoio dos funcionários das entidades avaliadas. Para avaliação, foi utilizada a Escala Ringelmann, respeitando a distância mínima de 20m dos veículos, estando estes em funcionamento. A partir daí, foi feita a análise visual conforme recomendado para o uso da escala. No total, foram avaliados 90 veículos - entre eles, ônibus, caminhões, tratores e retroescavadeiras - o que representa 41,66% da frota movida à diesel municipal. Os veículos avaliados foram identificados com adesivos colocados em local visível.

O Departamento de Meio Ambiente de Araras é vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais. Mais informações sobre o Município Verde Azul podem ser obtidas pelos 3547-8806 e 3547-8794.

Anderson Cândido/Secom

Com informações do Departamento de Meio Ambiente de Araras