A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/10/2016 às 12:25
PAC 2: nova ponte recebe instalação de proteções laterais e pavimentação
Após liberação do trânsito no novo dispositivo, antiga ponte será demolida; obras são feitas em conformidade com o projeto de macrodrenagem urbana

A nova ponte instalada no sistema viário da confluência dos ribeirões das Araras e Furnas recebe a instalação de guarda-corpos (proteções laterais) e pavimentação. O novo dispositivo viário irá interligar a Avenida Milton Severino ao Residencial Samantha.

A implantação de um novo traçado no trânsito do local é realizada em conformidade com o projeto das obras de macrodrenagem urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que incluem construção de um novo canal e alargamento das calhas dos ribeirões das Araras e das Furnas.

Na última segunda-feira (15), a Elektro retirou os postes de iluminação, possibilitando que o novo traçado viário recebesse a última camada asfáltica. Os serviços ainda seguem esta semana com a execução de trecho de passeio público, próximo ao novo contorno e instalação de sinalização viária vertical.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a previsão é que o trânsito possa ser liberado na nova ponte na semana que vem. Após isso, será interditada a passagem de veículos na antiga ponte, que será demolida.

Por isso, a partir da próxima semana, quem trafega pela Avenida Dona Renata (Marginal), passando pela Krepischi, terá que buscar rota alternativa para zona leste, acessando as avenidas Horácio Krepischi, José Marques da Silva e Loreto.

Novo desenho viário
O objetivo é garantir mais fluidez no trânsito da região e permitir mais segurança aos motoristas que trafegam pelas três avenidas – Dona Renata (Marginal), Milton Severino e Horácio Krepischi.

 

A readequação proporcionará um novo desenho ao sistema viário, deixando o trânsito menos truncado. Para isso, o projeto prevê a demolição de alguns trechos e pontes para construção de uma grande rotatória. Depois que a obra for concluída, quem trafega pela Marginal passando pela Casa de Retiro Emaús, sentido centro/bairro, por exemplo, poderá fazer a conversão para a Avenida Milton Severino ou acessar o outro lado da Marginal (sentido bairro/centro), sem precisar utilizar a ponte próximo à Krepischi.

Para isso, o projeto incluirá a demolição de duas pontes – uma que passa sobre o Ribeirão das Furnas e outra sobre o Ribeirão das Araras. Para a execução do novo contorno viário, serão demolidos 3,5 mil m² de asfalto, 1,1 mil m² de passeio público e 63,85 m³ de sarjetão. O projeto prevê ainda a remoção de 15 postes de sinalização e limpeza mecanizada.

Todo o sistema de drenagem será readequado e reconstruído, incluindo a instalação de bocas-de-leão.

Após etapa de demolições, serão construídos, conforme o projeto, 1,7 mil m² de pavimento e 1,1 mil m² de novos passeios, além da recuperação de 4,2 mil m² de asfalto e instalação de nova sinalização viária, novo paisagismo com plantio de grama e mudas de quaresmeiras e mais 71 metros de guard rail.

O projeto do novo sistema viário não contará com verbas do PAC e será viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Araras.



Secom/PMA