O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município) de Araras elevou de 2009 para cá sua capacidade de armazenagem externa de água tratada de 6,7 milhões de m³ para mais de 18,5 milhões de m³. A elevação se deu após investimentos em diversos novos reservatórios e também com a adequação de um dispositivo* que já existia.
O dado foi informado pelo presidente executivo da autarquia, Romildo José Bollis, na manhã de domingo (31), durante a entrega oficial do reservatório construído no Jardim Rosana, extremo oeste da cidade. Na ocasião, o Saema entregou também um dos oito poços artesianos implantados em diversas regiões da cidade. Tanto o poço quanto o reservatório ficam contíguos à Praça José Celtron.
O poço artesiano do Rosana tem profundidade de 240 metros e vazão de 7,0m³, e o reservatório de água potável de 20,94 metros de altura tem capacidade para guardar 100 mil litros. O investimento total nos dispositivos inaugurados foi de R$ 410.837,30, com recursos do próprio Saema.
O novo reservatório do Jardim Rosana soma-se a outros, de diferentes tamanhos e configurações, que foram implantados nas regiões norte, leste, sul e sudeste da cidade, de 2009 até agora.
Para Bollis, a decisão de ampliar a capacidade de reservar água tratada é uma questão estratégica para o Saema aprimorar o abastecimento à população. “Ao termos mais capacidade de reserva de água, tomamos uma postura preventiva, com melhores condições de garantir o abastecimento inclusive em períodos críticos”, afirmou ele durante a inauguração.
Ricardo Gonzaga da Silva, empresário e presidente da Associação de Moradores do bairro, também participou do evento e destacou a importância das obras para quem vive nas proximidades. “Nós consideramos estas obras muito importantes para a estrutura dessa região e, claro, para dar tranquilidade de que teremos o abastecimento de água suficiente”, disse.
Em sua manifestação, o prefeito Nelson Dimas Brambilla fez questão de lembrar que os investimentos do Saema não se limitaram à construção dos reservatórios e poços, nos últimos anos. “Nós também fizemos uma melhoria histórica na estação de captação de água bruta do rio Mogi Guaçu. Aprendemos muito com a crise hídrica e hoje estamos mais maduros em relação ao uso racional da água”, declarou.
No próximo domingo (7), o Saema entrega, às 10h, o novo reservatório de 1 milhão de litros construído no canteiro central da avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), junto ao residencial Portal do Sol, na zona leste.
Novos reservatórios
Ainda de acordo com Bollis, nos últimos anos, pelo menos mais dois reservatórios foram construídos na região leste, com capacidade de 800 mil litros e de 1 milhão de litros. Já os bairros Haise Maria, Pedras Preciosas, Alto da Colina e parte do Parque das Árvores, na região norte, tiveram sua capacidade de reservação triplicada, passando de 200 mil para 600 mil litros.
A região sul, que tinha um reservatório com a capacidade de 700 mil litros, agora conta também com um de 1 milhão de litros e entre a região sul e leste, a unidade Uniararas, responsável pelo abastecimento de 36 bairros, teve sua capacidade aumentada de 750 mil para 1.750 milhão de litros. Por fim, o bairro Jardim Rosana, na região oeste, que recebeu mais um reservatório de 100 mil litros, duplicando sua capacidade para 200 mil.
Poços artesianos
A inauguração do poço artesiano do bairro Jardim Rosana, simbolizou, também, os outros poços perfurados na Rua Helisan Eden Fioramonte, no Jardim Dalla Costa (região sudeste); na Rua José Sotini, no Jardim das Nações 2 (região sudeste); na Rua Fernando G. de Lara Franco, na Emeief Professor Paulo Roland Lordello, Jardim Itamaraty (região leste); na Rua João Constantino Gasparoto, na Emeief Zilda Arns Neumman, Jardim Tangará (região sudeste); na Rua Antônio Gomes da Silva, na Emeief Luiz Henrique Borelli, Jardim Morumbi (região leste); na Rua Eugênio Russo, na Emeief Professora Luciana Daltro (região norte); e na Avenida Irineu Carrocci – UPA 24h, no José Ometto 2 (região leste).
Exemplos de reservatórios implantados ou ativados pelo Saema de 2009 até agora:
2010 – Reservatório de 200 mil litros no Distrito Industrial 5
2010 – Reservatório de 192,5 mil litros no Residencial Pedras Preciosas – zona norte
2012 – Reservatório de 1 milhão de litros instalado na Uniararas – região sudeste
2012 – Reservatório de 800 mil litros instalado às margens da Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), próximo à Fazenda Santo Antonio – zona leste
2014 – Reservatório de 200 mil litros instalado entre os bairros Pedras Preciosas e Alto da Colina (zona norte)
2016 – Reservatório de 1 milhão de litros implantado no Parque Industrial – zona sul
2016 – Reservatório de 1 milhão de litros implantado na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela) – Residencial Portal do Sol – zona leste
2016 – Reservatório de 100 mil litros no Jardim Rosana – zona oeste
*Em 2010, o Reservatório de 5 milhões de litros que já existia no Distrito Industrial 3, região oeste, foi totalmente revitalizado e recebeu diversas adequações implementadas pelo Saema, o que possibilitou sua ativação.
Além de unidades viabilizadas por exigência do município em empreendimentos como o Residencial Prefeito Milton Severino (zona norte), Jardim dos Ypês, Esmeraldas e Esplanada.
Obs.: Na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Saema, no Jardim Cândida, a autarquia possui capacidade para reservar, internamente, outros 8,4 milhões de litros de água tratada.
Secom/PMA e Comunicação/Saema