A Prefeitura de Araras entrega neste domingo (10) um novo espaço de lazer no Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos: a praça Mário Luiz Buchini Bedo. A inauguração está marcada para as 10h, no próprio local, que fica entre as ruas Joaquim Pereira e Adelino Barreta, logo atrás do Centro Comunitário do bairro.
Com área de 2.520 m², a praça conta com seis aparelhos de academia de ginástica ao ar livre e playground moderno - do tipo multiplay - semelhante ao instalado no Lago Municipal. O playground tem 10,5m por 8,5m, dois escorregadores, uma escada, uma rampa, passarela, escalador, tobogã, balanços, entre outros atrativos.
O espaço de lazer conta ainda com 595 metros de calçamento, iluminação com sete postes e 21 luminárias, arborização, gramado, três mesas com bancos, bebedouros, seis unidades de lixeira seletiva e doze bancos semelhantes aos da Praça Barão de Araras.
A obra atende à demanda indicada por moradores da região em reuniões do Orçamento Participativo.
Muro musical
Novidade na construção deste novo espaço de lazer foi uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao conjunto habitacional. No muro do Centro Comunitário será grafada a biografia do maestro, junto a uma ilustração da partitura da música Trenzinho Caipira, que, conforme historiadores, foi composta quando Villa-Lobos passou por fazendas próximo à Araras.
A iniciativa já foi realizada na Praça Evaristo Ferreira da Silva, localizada no Jardim Bela Vista, onde foi grafado o poema “Universo”, do jornalista e poeta brasileiro Olavo Bilac. A ideia, que será estendida a outras praças que serão revitalizadas na cidade ou novos espaços públicos, tem como proposta incentivar e disseminar a literatura e a música junto à população da cidade.
Preocupação com o meio ambiente e acessibilidade
O projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade valorizou a preservação da área verde e a instalação de espaços acessíveis no local.
As árvores já existentes no entorno do espaço e outras próximas de onde foi construído o playground não foram cortadas. Uma parceria foi realizada entre a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Meio Ambiente para realização de plantio de novas espécies de mudas, complementando assim a arborização da praça.
Outra preocupação do projeto foi tornar a praça totalmente acessível com duas rampas de acessibilidade, uma em cada lado, além de piso tátil no entorno da academia.
Secom/PMA