Os circuitos de arvorismo e tirolesa implementados no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto têm por objetivo incrementar e fomentar o turismo no local.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a instalação dos equipamentos já está quase concluída e o próximo passo é a elaboração de um edital para concessão dos serviços – projeto que autoriza a administração e gestão dos equipamentos pela iniciativa privada já foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla nesta semana.
Além destes atrativos, o Parque ainda contará futuramente com pedalinhos e uma parede para escalada artificial, equipamentos que serão instalados em breve no local e que também poderão ser administrados por empresas terceirizadas e especializadas no setor.
O circuito de arvorismo terá 105 metros de comprimento com suas estações entre três e cinco metros de altura. Já a tirolesa terá 150 metros de extensão e passará por cima de um dos lagos do espaço de lazer.
Qualificação do espaço de lazer
Além do projeto que contempla a instalação de circuito de arvorismo e tirolesa, serão instalados ainda novos playgrounds, academias ao ar livre, banheiro público, bebedouros e são feitas ainda melhorias na iluminação, nos passeios e no paisagismo.
Os equipamentos serão implantados em diversas áreas do parque, totalizando dois playgrounds e três academias, os quais terão brinquedos e aparelhos de ginástica acessíveis junto ao tradicionais.
A nova iluminação visa garantir mais segurança e conforto aos usuários do parque, por meio da instalação de mais de 100 postes, com de alturas de 12m e 7m, além de 40 refletores.
Serão instalados ainda dois bebedouros no modelo padrão do município, além de banheiro público acessível e lombofaixa na Av. Melvin Jones. Também serão executadas melhorias em todo o passeio e no paisagismo do parque.
Secom/PMA