A Rua Oswaldo Buzolin, localizada no Distrito Industrial 4, região leste, será totalmente reconstruída. Com asfalto deteriorado devido à ação das chuvas e infiltração do solo, a via será recuperada pela Prefeitura de Araras, que abriu licitação para execução da nova pavimentação asfáltica e instalação de um sistema de drenagem mais eficiente.
O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade inclui a retirada do pavimento deteriorado, a reinstalação de um total de 532 metros de guias e sarjetas, 16 bocas-de-leão (maiores que as bocas-de-lobo e com maior capacidade de escoamento), 11 caixas de inspeção para possibilitar melhor limpeza da rede, 275 metros de passeio público e 4 mil m² de nova pavimentação.
A via está deteriorada devido à destinação irregular de águas pluviais. Para isso, a Prefeitura pretende corrigir o problema construindo um total de 260 metros de nova tubulação de escoamento de águas pluviais – sendo 180m com tubos de 700 mm e 130m de tubos de 1000 mm.
A nova rede pluvial será feita em quase toda a totalidade da Rua Oswaldo Busolin, passando por trecho da rua 6 do novo Residencial Prefeito Jair Coletta.
O objetivo é redirecionar o volume de águas pluviais por essa nova tubulação até uma APP (Área de Preservação Ambiental). A área será devidamente preparada para que não haja erosão. Será construído, então, um dissipador de energia para controlar a velocidade das águas.
A obra também incluirá a interligação do final da Rua Oswaldo Buzolin - que atualmente não tem saída - com a Rua 6 do Residencial Prefeito Jair Coletta, possibilitando melhor fluxo de veículos na região.
A obra será realizada com recursos do Governo do Estado, por meio da Agência de fomento do Estado de São Paulo. Os investimentos estimados chegam a R$ 928.660,98. A licitação é realizada na modalidade tomada de preços, ou seja, menor preço global.
Empresas interessadas podem apresentar os envelopes de habilitação e proposta até 26 de abril, às 10h. O local para entrega dos envelopes e sessão pública é na Coordenadoria de Compras, Rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro.
As intervenções para garantir mais infraestrutura de qualidade no Distritos Industriais são realizadas por meio de operações de crédito com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo. Para isso, a administração municipal firmou linha de crédito para obtenção de um montante de R$ 3.317.628,93.
Serviços já foram realizados no próprio Distrito 4, com a construção de uma rua projetada, e no Distrito 5, com a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais no próximo à rotatória ao lado da Silos & Amp Comercial Agrícola Lagazzi e melhorias na iluminação pública e até a abertura de uma marginal próximo ao Posto das Araras.
Horácio Busolin Júnior/ Secom